Notícias

brasília

Partido Novo anuncia candidato à presidência da Câmara

publicado: 28/01/2025 10h47, última modificação: 28/01/2025 10h47

por Paulo Correia*

O partido Novo anunciou, ontem, a candidatura do deputado Marcel van Hatten para a presidência da Câmara dos Deputados. Ele disputará o comando da Casa com os deputados Hugo Motta (Republicanos) e Pastor Henrique Vieira (PSol).

Ao lançar-se candidato, Marcel van Hatten disse que o Novo não estava “confortável” com as candidaturas já postas. “A oposição precisa ter uma opção, pois entendo que não podemos ficar nas mãos dos mesmos grupos que têm dominado a Câmara e o Senado há tantos anos”, defendeu.

O deputado reforçou que a oposição não tem conhecimento sobre as pautas que serão implementadas por Hugo Motta. “E, quando alguém tem apoio do PT, eu tenho, automaticamente, o pé atrás”, acrescentou.

A eleição para presidente da Câmara será realizada no próximo sábado (1o). A Câmara possui 513 deputados e, para vencer a votação, é necessário conquistar apoio de 257.

Favorito

O paraibano Hugo Motta é o favorito para assumir a presidência da Câmara, com uma articulação de apoios que totaliza 494 deputados. Candidato do atual presidente, Arthur Lira (PP), o deputado conquistou 16 partidos, ligados tanto à direita como à esquerda: PL, MDB, PP, Podemos, PSDB, Cidadania, PRD, PSD, União Brasil, PT, PCdoB, PV, PDT, PSB, Solidariedade e Rede.

Psol na disputa

A candidatura do deputado Pastor Henrique Vieira (Psol) foi anunciada pelo PSol no dia 25 de janeiro. O programa de campanha enfatiza “a necessidade urgente de moralizar o funcionamento da Câmara dos Deputados”.

“Por compromisso e responsabilidade às matérias que impactam diretamente na vida de toda população brasileira, é inaceitável que o conjunto do Parlamento não tenha conhecimento do conteúdo da pauta de discussão até minutos antes do início do plenário”, afirma a legenda.

Além disso, o programa aponta, entre outras medidas, a necessidade de avançar na conquista de direitos, como a luta contra a exploração do trabalhador.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 28 de janeiro de 2025.