A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) prendeu ontem (25), feriado de Natal, três suspeitos de cometer crimes contra mulheres, na Zona Sul de João Pessoa. De acordo com a instituição, as detenções aconteceram nas localidades de Engenho Velho, Colinas do Sul II e Parque do Sol.
Um dos casos deverá ser investigado como feminicídio. A ocorrência foi registrada em Engenho Velho, no bairro de Gramame, durante a madrugada de ontem, quando policiais do 5º Batalhão da PMPB capturaram um homem de 40 anos, acusado de assassinar uma mulher de 60. Conforme as autoridades, a vítima, que mantinha um relacionamento com o detido, foi morta a golpes de faca.
Já no residencial Colinas do Sul II, situado no mesmo bairro pessoense, equipes do 5º Batalhão interceptaram a fuga de um homem de 49 anos, suspeito de ter ferido, pouco antes, a própria esposa, de mesma idade, com uma facada na mão. Depois do crime, que aconteceu no início da manhã, o homem ainda tentou fugir em um carro, ao saber que a vítima havia acionado a PMPB, mas acabou sendo preso em flagrante, segundo relatos do órgão de Segurança.
Ainda na manhã do feriado natalino, agentes da mesma unidade policial detiveram outro acusado de agredir a companheira com uma faca. A equipe foi informada do crime após a vítima ter dado entrada no Complexo Hospitalar Governador Tarcísio de Miranda Burity — mais conhecido como o Trauminha de Mangabeira — e deu início às buscas do suspeito, capturando-o no Parque do Sol, que fica no bairro de Valentina Figueiredo.
Todos os casos, de acordo com a PMPB, foram registrados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), na Cidade da Polícia Civil, no bairro Ernesto Geisel.
Reforço de segurança mira “rolezinhos”
Na noite da véspera de Natal, a Polícia Militar multou 110 veículos por vários tipos de infrações, em meio às atividades de segurança reforçada promovidas na Região Metropolitana de João Pessoa. Em nota, a instituição informou que as ações interromperam práticas do chamado “rolezinho” — reunindo, como define o órgão, grupos de motociclistas que circulam pelas ruas da capital, cometendo atos de direção perigosa e causando perturbação do sossego, devido ao barulho gerado por canos de escape alterados. Além disso, as autoridades alertam que esses grupos colocam vidas em risco por conta de manobras perigosas e infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Foram removidos 11 veículos para o pátio do Departamento Estadua lde Trânsito (Detran-PB), enquanto outros três foram conduzidos para a delegacia de polícia, por apresentarem alterações em seus sinais identificadores.
As diligências aconteceram nos bairros de Cristo, Ernesto Geisel, João Paulo II, Funcionários IV, Gramame e Valentina Figueiredo, além de trechos da Rodovia PB-008 — rota de acesso para o Litoral Sul da Paraíba. As notificações foram feitas pelas equipes do Batalhão Especializado de Polícia de Trânsito Urbano (BPTran).
O trabalho reforçado de prevenção à ocorrência de “rolezinhos” continuará neste fim de ano, conforme a polícia.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de dezembro de 2025.