O cantor Roberto Carlos lotou a orla das praias de Cabo Branco e Tambaú em uma apresentação com os maiores clássicos das suas seis décadas de carreira. A Prefeitura de João Pessoa, organizadora do evento, esperava um público de, no mínimo, 300 mil pessoas na noite de ontem.
Com tanta gente aglomerada em volta do palco, espectadores do show passaram mal. Equipes do Corpo de Bombeiros e profissionais da Saúde estavam distribuídos na área para atender os casos. Por esse e outros motivos, a professora Zuleide Targino, de 53 anos, preferiu afastar-se da multidão e ouvir o show no Largo de Tambaú.
“A gente tava lá na areia da praia, mas tinha muita gente perto de mim. Fiquei sufocada e decidi vir para cá, mas queria estar lá. É a primeira vez que tenho a oportunidade de assistir um show dele. Sou fã desde criança”, falou Zuleide, sentada ao lado de duas filhas.
A professora não foi a única a transformar o show do rei numa programação familiar. A supervisora Cristiana Mendes, de 43 anos, estava acompanhada da mãe Maria do Rosário da Silva, de 64 anos. Apesar de não se aproximarem do palco, as fãs amarraram uma faixa com o nome do cantor capixaba na testa. “Eu nem gostava, mas, todo domingo, às 6h da manhã, minha mãe tava escutando. Aí, a gente se acostumou, escutando Roberto e passou a gostar, tanto eu como meu irmão”, contou a supervisora.
Essa foi o primeiro show de Roberto Carlos que a mãe de Cristiana tentou participar. Com ares de resignação, ela também só ouviu o show a partir do Largo de Tambaú. “Tentei me aproximar, mas não consegui, tá muito cheio. Ficamos por aqui”, relatou a fã que só conseguia assistir os especiais televisivos do ídolo.
Flores
A estimativa de mais de 300 mil pessoas também atraiu toda a sorte de ambulantes: vendedores de cachorro quente, bebidas, morangos do amor, camisas de Roberto Carlos e até flores. É o caso do vendedor de uma floricultura pessoense, João Félix de Souza.
Segundo ele, sua presença no show não tem relação com o hábito tradicional do fim das apresentações musicais de Roberto Carlos: lançar flores para o público. “Trabalho sempre em todos os shows públicos que tiver, aqui, em João Pessoa. Compram para esposa, namorada, tia, prima, irmã e mãe”, disse.
Mas no show de ontem, os buquês e rosas unitárias teriam o poder de consolar as fãs não correspondidas com o presente do rei. “Quem não recebeu as rosas lá dentro, vai comprar na saída”, deduziu o vendedor.
O show de Roberto Carlos foi resultado de uma parceria público-privada entre a Prefeitura de João Pessoa e a Medow Entretenimento. O Poder Público municipal entrou com R$ 1 milhão e, por sua vez, a empresa investiu R$ 2 milhões. Esse valor possibilitou que a Medow vendesse camarotes e similares, numa área de 6.900 m2, próxima ao palco. Nos outros 70 mil m, o público em geral teve acesso gratuito.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 06 de agosto de 2025.