Notícias

religiosidade e fé

Romaria da Penha pretende bater recorde de público em 2025

publicado: 08/08/2025 08h24, última modificação: 08/08/2025 08h24
2025.08.07 Lançamento Romaria da Penha © João Pedrosa (24) edit.jpg

Padre Francisco de Assis fez o lançamento da romaria ontem | Foto: João Pedrosa

por Marcelo Lima*

A Festa e Romaria da Penha de 2025 deve atrair 600 mil pessoas de muitas partes do Brasil e da América do Sul. Esse é o objetivo do reitor do Santuário da Penha, padre Francisco de Assis Azevedo, para o dia 29 de novembro.

Na tentativa de superar o público do ano passado, a Igreja Católica planeja investir cerca de R$ 300 mil nos festejos, mas conta também com 1.500 voluntários, doações e duas novidades: uma loja oficial e uma romaria para crianças.

A identidade visual da festa e romaria deste ano é um exemplo de doação empresarial. O lançamento oficial da arte ocorreu, na tarde de ontem, no Santuário da Penha, em João Pessoa.

Com as adaptações necessárias, a identidade visual deve nortear a ilustração de boa parte dos 92 itens disponíveis na loja oficial, localizada próxima ao templo, a partir do próximo domingo (10). “Além das camisas dos dois modelos, a tradicional dos adultos e dos romeirinhos, haverá outros elementos, como caneca, caneta, sacola e garrafas. Não é uma loja de produtos religiosos, são só da romaria”, informou Azevedo.

Grande parcela dos custos da festa é direcionada para apoiar o trabalho dos voluntários, divididos em 11 comissões, que se dedicam à organização com meses de antecedência. O crescimento dos eventos antecedentes também é uma estratégia para criar uma atmosfera convidativa para o dia 29. Exemplo disso é a Pedalada da Fé, com data a ser divulgada.

Romeirinhos

Além da loja, uma romaria especialmente pensada para crianças e pais é uma das novidades deste ano.

O percurso ainda não está definido. Porém, segundo o reitor do santuário, deve ter entre 3 km e 5 km, com saída do bairro Mangabeira, no dia 22 de novembro. “É para incentivar essas crianças a viver a religiosidade mariana. E as crianças não serão apenas os romeiros; toda a animação também será feita por elas”, acrescentou o sacerdote responsável.

Na chegada ao santuário, haverá a apresentação de um coral infantil.

Para o dia 29 de novembro, a programação está definida. “Três missas pela manhã e uma missa à tarde. Depois de meia-noite, teremos momentos de religiosidade, como adoração ao Santíssimo e ofício de Nossa Senhora. À medida que os romeiros chegam, a gente vai animando, criando o ambiente religioso para receber a imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha, que sai da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes às 22h e chega aqui mais ou menos por volta das 3h ou 3h30 da madrugada”, declarou Azevedo sobre a caminhada de fé de 14 km.

Segundo o reitor do santuário, a origem dos romeiros é diversa. A grande maioria vem de estados do Nordeste. Entretanto, também há argentinos, peruanos e chilenos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 8 de agosto de 2025.