Maior SÃO JOÃO DO MUNDO

Safadão agita público em Campina

publicado: 31/05/2024 09h02, última modificação: 31/05/2024 09h02
Mais de 70 mil pessoas são esperadas para a festa, que terá, ainda, Eric Land, Vitor Fernandes e Nathan Vinicius
JCP_5683.jpg

Atrações do Parque do Povo são distribuídas em palcos, Pirâmide e ilhas de forró | Foto: Julio Cezar Peres

por Lílian Viana*

Wesley Safadão é a atração principal de hoje n’O Maior São João do Mundo, no Parque do Povo, em Campina Grande. A expectativa é que o cantor cearense reúna mais de 70 mil pessoas e repita o sucesso de público recorde do ano passado. Além de Safadão, sobem ao palco os cantores Eric Land, Vitor Fernandes e Nathan Vinicius.

Ontem, Wesley Safadão cancelou o show que faria no Iguatemi Hall, em Fortaleza, Ceará. Nas redes sociais, o cantor publicou que se recupera de uma inflamação na garganta, decorrente de uma forte gripe. Até o fechamento desta edição de A União, a apresentação no São João de Campina Grande estava mantida.

A abertura do evento aconteceu na noite da última quarta-feira (29), com as apresentações de Flávio José, Sâmya Maia, Santanna e Alcymar Monteiro. Ontem, subiram ao palco os artistas Dorgival Dantas, Rey Vaqueiro, Brasas do Forró e Matheus Felipe.

Nos próximos dias, a festa terá Karkará, Xand Avião e Zé Vaqueiro, além de Iguinho e Lulinha. Já no Palco Cultural, localizado na Arena Cidade, que compreende os bares, restaurantes, e leva o nome de ruas históricas de Campina Grande, cerca de 15 atrações garantirão muito forró. O espaço receberá, até o domingo (2), artistas como Nicácia Brasil, Gegê Bismack, Forró Lampejo, Pedrinho Sanfoneiro, Gutiery Santos e Ítalo Alves. Nas tradicionais ilhas de forró, 45 trios e bandas de forró se apresentarão aos campinenses e turistas.

A temporada 2024, que vai até o dia 30 de junho, celebra os 41 anos de história da grande festa com um novo leiaute e uma vasta programação que enaltece a força e diversidade cultural do país, com ênfase no forró e nas tradições nordestinas. Somente nos primeiros cinco dias de festa, o calendário cultural contará com mais de 100 atrações, reunindo espetáculos de música e dança, divididos entre Palco Principal, Palco Cultural, Pirâmide e Ilhas de Forró.

Outro destaque do evento é a ampliação do Parque do Povo. O espaço agora é interligado ao vizinho Parque Evaldo Cruz, conhecido como Açude Novo, o que aumentou a capacidade de público de 57.278 mil para 73.500 pessoas, em um espaço total de cerca de 50 mil metros quadrados.

De acordo com a prefeitura, cerca de 3,1 milhões de pessoas devem passar pelo Maior São João do Mundo.

Estado instala posto médico para atendimentos no Parque do Povo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou, na última quarta-feira (29), o Posto Médico de Pronto Atendimento que vai funcionar no Parque do Povo, em Campina Grande, durante a realização d’O Maior São João do Mundo. A festa tem duração de 33 dias, encerrando em 30 de junho.

Este é o segundo ano consecutivo que a Saúde disponibiliza a unidade para os forrozeiros que aproveitam a festa no local. O equipamento oferece socorro médico imediato para atendimentos de baixa e média complexidade, no próprio espaço, que conta com uma estrutura semelhante à de um hospital, portando equipamentos como carrinho de parada, ventilador de transporte, desfibrilador automático externo, aparelho de eletrocardiograma e ainda um posto de enfermagem abastecido com medicamentos, 20 pontos de atendimento e um leito de estabilização.

Serviço contará com médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e condutores socorristas

Para casos de alterações cardíacas ou problemas mais graves, o atendimento será iniciado no posto médico e direcionado para o atendimento especializado na unidade de referência mais próxima. O transporte do paciente fica a cargo da ambulância de suporte avançado do Programa Coração Paraibano. O posto ainda conta com uma segunda ambulância, e uma aeronave de terapia intensiva também estará disponível para a transferência de pacientes em casos de maior agravo.

O horário de funcionamento da unidade segue o mesmo que o do Parque do Povo, iniciando sempre às 18h30 e encerrando à 0h, nas segundas e terças-feiras. Já nas quartas e quintas-feiras, o limite é às 2h, e nas sextas, sábados e domingos, às 3h.

Logística

A equipe de saúde que vai realizar os atendimentos é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem, condutor socorrista e profissional administrativo do Hospital de Trauma de Campina Grande e Hospital de Clínicas. O serviço ainda vai contar com a distribuição de preservativos masculinos e femininos.

O secretário da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, conta que a proposta do equipamento é evitar a superlotação nos hospitais com suporte que pode ser oferecido no local da festa.

Unidade de saúde oferece socorro imediato para casos de baixa e média complexidade | Foto: Divulgação/Secom-PB

“Com essa estrutura aqui, a Secretaria de Estado da Saúde, mais uma vez com a presença do Governo da Paraíba, num dos maiores eventos do país, garante que a nossa rede hospitalar não fique sobrecarregada, indo para os hospitais somente aquelas ocorrências de maior complexidade, e todo atendimento de média e baixa complexidade é realizado aqui mesmo, onde esses usuários são atendidos e liberados para casa”, pontua o secretário.

Além do Parque do Povo

A estrutura de Posto Médico de Pronto Atendimento do Governo do Estado também estará presente nas festas juninas de Bananeiras, Patos, Monteiro, Santa Luzia e em Cabaceiras, na Festa do Bode Rei.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 31 de maio de 2024.