O segundo dia de Fest Aruanda teve vento e cheiro de mar. Isso porque a 20ª edição do festival internacional de audiovisual também conta com um polo na Praia de Tambaú, próximo ao Busto de Tamandaré, e com muito cinema à beira-mar.
Foi o primeiro dia na estrutura montada nas areias da orla de João Pessoa, que recebeu uma grande homenagem ao músico Raul Seixas, que faria 80 anos em 2025 se estivesse vivo.
A programação da noite de ontem do festival começou às 19h30, com a exibição do documentário “O Início, o Fim e o Meio”, de 2012, dirigido pelo consagrado cineasta paraibano, Walter Carvalho. O filme é sobre a vida e a obra do artista baiano, grande ícone do rock brasileiro.
A exibição, que aconteceu em uma tela de cinema montada em um palco, foi acompanhada por dezenas de espectadores, que assistiram à obra audiovisual ao ar livre, em uma experiência bem singular.
O diretor do filme documental, Walter Carvalho, esteve presente na sessão ao lado do produtor da obra, Denis Feijão, e falou da alegria de poder acompanhar o resultado de seu trabalho em uma sala ao ar livre na sua terra natal.
“O fato de estar passando o filme aqui na praia é mais do que uma emoção para mim. É uma epifania, porque eu brinquei nessa areia da praia, em toda essa Praia de Tambaú quando eu era pequeno. Cresci jogando bola aqui, até que fiquei adolescente e saí da Paraíba. Quer dizer, não saí, eu fui ali, só que tem mais de 50 anos disso”, brincou, emocionado, Walter Carvalho.
Após a exibição do filme, estava marcada a entrega do Troféu Aruanda pela contribuição à cultura pelos cinco anos da Lei Aldir Blanc à deputada carioca Jandira Feghali (PCdoB), mas a homenagem foi adiada. A parlamentar não conseguiu chegar à Paraíba a tempo, de modo que a solenidade vai acontecer hoje, às 9h, no Hotel Aram, na ocasião em que a deputada também fará o lançamento do seu livro, “Cultura é Poder”.
Tocou Raul
Após a sessão de cinema realizada ao ar lvivre, a homenagem a Raul Seixas prosseguiu, dessa vez com muita música. Às 20h30, dez artistas paraibanos alternaram-se no palco para fazer um tributo ao artista, entre eles Totonho, Val Donato, Juzé, Elon e Nathalia Bellar.
A segunda noite da 20a edição do Fest Aruanda foi encerrada com um show de rock. Foi a vez do Rock das Aranhas Live Show entrar em ação com Vivi Seixas (filha de Raul Seixas), Paula Chalup e Thathi.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 5 de dezembro de 2025.
