A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) deu continuidade às ações da Operação Orla Limpa e notificou três empreendimentos na orla de João Pessoa. O terceiro dia de fiscalização ocorreu, ontem, no bairro de Tambaú.
A operação tem caráter preventivo e educativo e tem como principal objetivo avaliar a adequação das ligações de esgoto dos empreendimentos localizados na orla. O foco central das vistorias é a manutenção das caixas de gordura, com o intuito de evitar riscos de transbordamento causados pelo acúmulo de resíduos. No entanto, outros possíveis aspectos de irregularidades ambientais também são analisados.
Estabelecimentos notificados
Peres Lava Jato e Estética Automotiva: notificação para regularização da caixa separadora de água e óleo e multa pela ausência de licenciamento ambiental, em um valor de 30 UFR-PB, que é a Unidade Fiscal de Referência do estado da Paraíba. Prazo para regularização: 15 dias.
Restaurante Tábua de Carne: notificado para readequação da caixa de gordura e impermeabilização do poço da bomba de recalque. Prazo para regularização: 15 dias.
Pousada Tambaú Familly: notificada para regularização da caixa de gordura. Prazo de 15 dias.
Após o vencimento dos prazos estabelecidos, a Sudema realizará novas vistorias para verificar o cumprimento das exigências.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de janeiro de 2026.