Notícias

para o triênio 2025-2027

Targino é reeleito para a OAB-PB

publicado: 21/11/2024 09h32, última modificação: 21/11/2024 09h35
Atual presidente do órgão obteve 4.704 votos, contra 4.255 do advogado Paulo Maia e 390 de Patrícia Azevedo
Ilustra-Juizes---V2.jpg

Targino ressaltou que a votação foi a mais expressiva para a presidência da entidade no estado | Foto: João Pedrosa

por Marcelo Lima*

O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, foi reeleito para o triênio 2025-2027 com 4.704 votos. Esse número representa pouco mais da metade dos advogados que votaram em algum candidato nesta eleição.

Segundo o próprio Targino, essa é a votação mais expressiva para a presidência da entidade no estado. “Entendo como voto não ao presidente, mas, sobretudo, a um movimento, que é feito de pessoas com as mais diferentes visões de mundo, das mais distintas regiões do estado e que lutam para o fortalecimento da OAB e, com isso, para o fortalecimento da atividade profissional”, avaliou.

Logo depois de fazer o discurso da vitória em frente ao Esporte Clube Cabo Branco, Targino foi cumprimentado pela candidata Patrícia Azevedo, que ficou em terceiro lugar na disputa. Ele disse também que já havia recebido os cumprimentos do segundo colocado, Paulo Maia. “Nós ficamos de nos sentar depois. Disse isso a Paulo Maia e a Patrícia, para que possamos apurar o que ocorreu e, sobretudo, pensar o futuro”, contou o vitorioso.

Targino fez questão de declarar que enfrentou uma campanha cheia de desinformação. “A sequência de fake news, malvadezas que foram postas, deve levar a reflexão de alguns para que esses modelos não se repitam e possamos, cada vez mais, ter uma qualidade mais adequada às eleições da OAB. Lastimo muito que, durante esse processo, tenham se preocupado em criar fake news e não em discutir propostas”, acrescentou.

O presidente reeleito ainda respondeu sobre a execução de uma das propostas de campanha: montar uma rede coworkings (espaço de trabalho compartilhado) de advocacia pelo estado. “Estabelecemos um diálogo com as subseções para que apresentem projetos específicos de coworking em cada uma das unidades e teremos, na nova sede da OAB, que será inaugurada definitivamente no início do ano vindouro, o maior coworking de advocacia da Paraíba para que possa servir ao jovem advogado, ao advogado que procura espaço para realizar sua atuação profissional”, antecipou.

Apuração

A marcha da apuração ocorreu em frente ao Esporte Clube Cabo Branco, logo após o encerramento da votação, às 17h. A abertura da primeira urna revelou a vantagem da chapa Bora fazer mais OAB, que se seguiu na liderança com a abertura dos outros 41 equipamentos.

Por volta das 18h15, os integrantes da chapa de Targino subiram em um carro de som. Em seguida, ele proferiu um discurso da vitória antes mesmo da definição matemática do resultado. Logo depois das palavras do candidato, a apuração foi finalizada às 18h22, conforme indicou um telão instalado em frente ao clube.

Com mais de 35 anos militando na advocacia, o presidente reeleito é professor titular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). 

Ao seu lado, as advogadas Janny Milanês (vice-presidente), Diego Cabral (secretário-geral), Ana Paula Albuquerque (secretária-geral adjunta) e Jullyana Viegas (diretora-tesoureira) dirigirão a OAB-PB entre 2025 e 2027.

Também nas eleições de ontem, a advocacia paraibana elegeu Carlos Fábio, Jairo Oliveira, Michele Ramalho, Marina Lima, Renata Mangueira e Rinaldo Mouzalas para o Conselho Federal da entidade. Na mesma ocasião, foram eleitos os conselheiros seccionais, a diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA-PB) e os representantes das subseções.

Resultado das eleições da OAB-PB 2024

Harrison Targino 50,32%
(4.704 votos)
Paulo Maia 45,51%
(4.255 votos)
Patrícia Azevedo 4,17%
(390 votos)

l Eleitorado: 12.959
l Comparecimento: 9.560
l Abstenção: 26,2%
l Votos nulos: 128
l Votos brancos: 83

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 20 de novembro de 2024.