Notícias

História

TCE sedia lançamento do livro sobre saneamento na Paraíba

publicado: 14/03/2024 09h33, última modificação: 14/03/2024 09h33
TCU_Centro_Cultural_Livro_Saneamento_foto_Joao_Pedrosa_13_03_2024,-(24).jpg

O lançamento póstumo do livro “Saneamento da Paraíba: uma breve história” aconteceu ontem à noite e contou com a presença do governador | Foto: João Pedrosa

por Lílian Viana*

O livro “Saneamento da Paraíba: uma breve história”, do engenheiro sanitarista Guarany Marques Viana, foi lançado ontem, no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Um dos fundadores da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) da Paraíba, Guarany também atuou como diretor-presidente e diretor de Operações da Cagepa e foi professor da Universidade Federal da Paraíba, entre outros trabalhos realizados em grandes instituições do país.

Guarany morreu no dia 24 de abril de 2022, aos 80 anos. O lançamento póstumo do livro contou com a presença de autoridades e representantes de órgãos públicos e engenheiros. Entre eles, o governador do Estado, João Azevêdo, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, e a diretora presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, que assina a apresentação do livro.

“Guarany demorou 10 anos escrevendo esse livro, com muita pesquisa. Quando ficou pronto, ele ficou feliz e triste, ao mesmo tempo, porque sabia que não teria condições e nem tempo de lançar. Por isso, agradeço a todos e à Editora A União por tornarem realidade esse sonho antigo dele”, relatou Janine Guarany, viúva do autor.
Para Naná Garcez, que assina a apresentação do livro, a obra é um grande legado de conhecimento na área de saneamento. “Eu o conheci durante a minha trajetória de jornalista. Era um engenheiro sanitarista extremamente capaz e de profundo conhecimento na área de saneamento básico. Eu me senti muito honrada pelo convite de Janine, para escrever a apresentação”, comentou.

Já o governador João Azevêdo fez questão de ressaltar as qualidades do ex-companheiro de trabalho e seu amigo pessoal. “Sua competência é inquestionável e conhecida de todos. Mas, como pessoa, era de uma grandiosidade imensa, de uma humildade. Por isso, estou aqui como João, amigo, para participar desse momento inesquecível, de lançamento e, ao mesmo, de homenagem”, resumiu João Azevêdo.

A obra – publicada pela editora A União – é um relato importante sobre a história e a evolução do sistema de saneamento básico na Paraíba. Com um rico acervo de fotografias, projetos e conhecimento, o engenheiro conta uma parte essencial do setor no estado.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 14 de março de 2024.