Após 11 horas de votação presencial, as professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega foram escolhidas ontem, em consulta prévia, para assumir os postos de reitora e vice da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
As candidatas da Chapa 1 “UFPB: inovação com inclusão” somaram 67,95% dos votos, seguidas pelos candidatos da Chapa 2 “Conecta UFPB”, composta pelos professores Lucídio dos Anjos Formiga Cabral e João Euclides Fernandes Braga, com 25,37%. Os candidatos da Chapa 3 “Avança UFPB”, formada pelos professores Valdiney Gouveia (atual reitor) e Rita de Cássia Pereira, ficaram na terceira colocação, com 6,67% do total de votos.
O resultado da votação final de cada candidatura foi obtido pela média ponderada dos percentuais alcançados em cada segmento, sendo o peso de 1/3 (um terço) para discentes, 1/3 (um terço) para servidores técnico-administrativos e 1/3 (um terço) para servidores docentes.
Cerca de 46 mil membros da comunidade acadêmica estavam aptos a votar, entre docentes, técnicos-administrativos e discentes formal e regularmente matriculados no período letivo atual (2023.2).
Essa etapa serve como base para a elaboração da lista tríplice para a escolha do representante que ficará responsável pela gestão da instituição entre os anos de 2025 e 2028. No dia 12 de junho, o “Conselhão”, composto pelo Conselho Universitário (Consuni), Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Conselho Curador, decidirá a lista tríplice para ser submetida ao Ministério da Educação e homologada pelo Presidente da República. O novo representante escolhido na eleição para Reitoria da UFPB deverá tomar posse em novembro de 2024.
Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega também foram eleitas pela comunidade universitária nas eleições de 2020, mas, na época, o então presidente Bolsonaro decidiu pelo terceiro candidato da lista tríplice.
Neste ano, as professoras estão confiantes de que a ordem da lista tríplice será respeitada. “A nossa expectativa é a melhor possível. Uma vez reunidos para a elaboração desta lista tríplice, conforme consta, inclusive, na resolução da Universidade, nós temos a certeza que os conselhos irão homologar o resultado da consulta prévia, realmente restabelecendo a autonomia e a democracia universitária”, afirma Terezinha.
Quem são as escolhidas
Graduada em Medicina Veterinária, com mestrado e doutorado em Zootecnia, Terezinha Domiciano foi diretora do Campus III, em Bananeiras, e atuou no movimento estudantil. Foi a primeira presidente da Residência Universitária da UFPB, do Campus VI, em Patos.
Já a professora Mônica Nóbrega foi diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Possui graduação em Letras, mestrado em Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem e doutorado em Linguística e Letras.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de abril de 2024