Notícias

na livraria A união

Tiago Germano lança livro de crônicas

publicado: 12/06/2024 10h08, última modificação: 12/06/2024 10h08
2024.06.11 Lançamento Livro A Indole dos Cactos_Tiago Germano e William Costa © João Pedrosa (15).JPG

Tiago Germano lançou, ontem à tarde, na Livraria A União, o seu mais recente livro de crônicas “A índole dos cactos” | Foto: João Pedrosa - Foto: João Pedrosa

por Lílian Viana*

Uma obra plural, de um dos artistas mais talentosos da nossa geração. Assim o escritor Jairo César definiu o paraibano Tiago Germano, que lançou, ontem à tarde, o seu mais recente livro de crônicas “A índole dos cactos”. O lançamento aconteceu na Livraria A União Poeta Juca Pontes.

“Conheci Tiago jornalista e só depois que eu conheci o Tiago escritor. Ele tem uma grande habilidade em contar histórias, seja em prosa, conto, romance ou crônica. Ele transita com muita competência por todos os caminhos e isso faz dele um escritor diferenciado que escreveu mais uma grande obra premiada”, destacou Jairo, que teve a missão de apresentar o livro durante o evento.

Tiago Germano é autor de cinco livros, entre eles o romance “O que pesa no norte” (2022), indicado aos prêmios Jabuti e Oceanos

Vencedor do Prêmio Sesc Rubem Braga, duas vezes finalista do Jabuti e semifinalista do Prêmio Oceanos 2023, Tiago Germano pensou e organizou a obra dentro da própria estrutura dos cactos: primeiro os espinhos e, em seguida, as flores. “A metáfora do título foi dada pela minha mãe, que costuma dizer que a índole dos cactos é inversa à índole dos homens. Enquanto os homens primeiro mostram as flores para depois mostrar os espinhos, os cactos mostram primeiro os espinhos para mostrar as flores. Isso é a índole dos cactos”, resumiu Germano.

Assim, as 60 crônicas são um passeio pelas suas memórias, especialmente da infância, suas influências literárias, ao cotidiano das cidades e dos nossos tempos. Por isso, é muito significativo lançar o livro aqui na Livraria A União”, finalizou.

Tiago Germano é autor de cinco livros, entre eles o romance “O que pesa no norte” (2022), indicado aos prêmios Jabuti e Oceanos. Ele é doutor em Escrita Criativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e fez estágio na School of Drama and Creative Writing da University of East Anglia, na Inglaterra, por onde passaram nomes como Kazuo Ishiguro e Ian McEwan. Já Jairo César é professor, formado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em Educação pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Autor de mais de sete livros, já recebeu diversos prêmios literários.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de junho de 2024.