programa federal

Todos os municípios da PB aderem ao SUS Digital

publicado: 02/04/2024 09h47, última modificação: 02/04/2024 09h47
Informações referentes aos paraibanos vão integrar base de dados nacional

por João Pedro Ramalho*

Informações de consultas médicas, exames e diagnósticos, referentes aos paraibanos que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), estão mais próximas de integrar uma base de dados nacional. Isso porque a Paraíba foi o primeiro estado do Brasil a conseguir a adesão de todos os municípios ao Programa SUS Digital, lançado pelo Ministério da Saúde. Com a iniciativa, o Ministério deverá repassar recursos aos estados e municípios, para que modernizem seus serviços e informatizem os dados produzidos, facilitando o acesso da população ao SUS.

A eficiência na adesão dos 223 municípios paraibanos ao programa federal é resultado de um trabalho conduzido, desde 2023, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A mobilização incluiu a implantação do Centralizador de Informação do Prontuário Eletrônico do Cidadão, projeto do Governo do Estado que concentra os dados produzidos nas instâncias municipais. Além disso, a Paraíba também atingiu a marca de 100% dos municípios com as informações integradas à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

O gerente-executivo de Tecnologia da Informação em Saúde da SES, Kleyber Araújo, conta como se deu a articulação com os municípios. “Quando nós fizemos as primeiras integrações, montamos um núcleo de informática em saúde na SES e fizemos uma formação com as gerências regionais. Também tivemos reuniões com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB) e, em cada gerência regional, alocamos um profissional na área de saúde digital. Então, quando veio o processo de adesão, nós conseguimos andar muito rápido”, explica.

Prontuário eletrônico vai ser implantado no estado

A próxima etapa dessa integração é a criação de um prontuário eletrônico, que poderá ser acessado em qualquer parte do estado ou do país. O secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Johnny Bezerra, celebra as possibilidades que surgem com esse avanço.

“O prontuário eletrônico terá todas as informações de qualquer usuário que foi atendido em qualquer região do estado. Isso vai desde a atenção básica às vacinas que ele tomou, o tipo de medicamento que ele é acompanhado, se tem doença pregressa, entre outras. E por estar integrado com a rede nacional do SUS, em qualquer hospital do país a que esse usuário for, qualquer médico poderá ter acesso a essas informações. Isso é extremamente importante, no momento em que a gente avança com as tecnologias para aproximar e encurtar distâncias”, afirma o secretário.

Alô Saúde Paraíba

O Governo do Estado irá lançar, na próxima segunda-feira (8), o aplicativo Alô Saúde Paraíba. A expectativa é que, com a implantação do prontuário eletrônico no estado, os usuários do SUS possam, por meio do aplicativo, acessar suas informações de saúde e agendar consultas, exames e outros serviços. Nessa primeira fase, porém, a ferramenta será voltada para o acompanhamento da dengue no território estadual.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 02 de março de 2024.