A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ganhou, ontem (09), mais sete professores eméritos para o seu quadro de honra.
A solenidade da concessão dos títulos foi realizada no prédio da Reitoria, no Campus I da instituição, em João Pessoa, e homenageou os docentes aposentados Lauro Santos Filho, Dermeval da Hora Oliveira, Emília de Rodat Fernandes Moreira, Reinaldo Nóbrega de Almeida, Ivan Targino Moreira e Normando Perazzo Barbosa, além de uma deferência póstuma a Lourival Ferreira Cavalcanti.
O evento contou com a presença de diretores de centro, docentes, alunos e da reitora da instituição, Terezinha Domiciano. A solenidade marcou a condecoração da atuação de professores que prestaram serviços relevantes para a comunidade acadêmica ao longo de suas trajetórias na UFPB.
A reitora da instituição, que oficialmente outorgou os títulos eméritos, falou sobre o reconhecimento da academia a quem ajudou a construir o saber dentro e fora da instituição, por meio do ensino, da extensão e da pesquisa.
“Essa outorga representa uma das mais altas honrarias dentro da academia. Trata-se do reconhecimento a quem teve uma trajetória realizada de maneira extraordinária, com compromisso ético e humano com o ensino e com a UFPB. Uma homenagem a quem dedicou muitos anos de vida para a instituição, que valoriza os professores e incentiva toda a comunidade acadêmica a ter esse compromisso público com a universidade”, analisou Terezinha Domiciano.
O primeiro a receber o título na solenidade foi o professor Dermeval da Hora Oliveira, que foi professor do Departamento de Línguas Clássicas e Vernáculas e do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística. Ele foi fundador do Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) da UFPB.
A professora Emília de Rodat Fernandes Moreira recebeu seu título em seguida. Ela atuou por 35 anos como docente do Departamento de Geociências do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB, de 1982 a 2017.
Em seguida foi a vez de Ivan Targino Moreira ser agraciado. O professor atuou por 43 anos como docente do Departamento de Economia no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB, de 1976 a 2019.
Quem também foi condecorado foi o professor Lauro Santos Filho, que teve uma importante trajetória de 44 anos como docente e pesquisador. Já o título ao professor Normando Perazzo Barbosa homenageou uma vida profissional dedicada à universidade como docente, pesquisador e orientador.
Reinaldo Nóbrega de Almeida foi mais um homenageado da noite. O professor atuou como docente e pesquisador no Departamento de Fisiologia e Patologia (DFP) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB.
A homenagem póstuma foi concedida a Lourival Ferreira Cavalcante. O docente atuou no Departamento de Solos e Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, em Areia. Após sua aposentadoria, continuou atuando como professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de dezembro de 2025.