Notícias

aniversário de fundação

Universidade Federal da Paraíba encerra comemorações de 70 anos

publicado: 11/12/2025 08h50, última modificação: 11/12/2025 08h50
2025.12.10 Livro UFPB 70 Anos © João Pedrosa (105).JPG

Homenagens e lançamento de livros marcaram as celebrações | Foto: João Pedrosa

por Pedro Alves*

A programação em alusão aos 70 anos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi encerrada ontem (10), no edifício da Reitoria da instituição, em João Pessoa, com homenagens e o lançamento de quatro livros da Editora UFPB. Três das obras versam sobre a trajetória da instituição e valoriza a memória do Ensino Superior, da extensão e da pesquisa no estado.

Uma das obras, “70 anos em primeira pessoa: histórias de vida e universidade”, tem cooedição com a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), por meio da gráfica do jornal A União. O livro reúne vários autores que escreveram sobre suas trajetórias dentro da instituição. A diretora da Editora UFPB, Geysa Flávia, falou sobre a obra.

“Foram muitas conversas e muitos cafés para podermos chegar na ideia desse livro. Queríamos algo que não fosse feito com uma escrita tão técnica. E por que não colocar a UFPB para falar em primeira pessoa?  Convidamos vários autores para falar nessa perspectiva. Tivemos uma companhia importante também da EPC, que teve muito cuidado na produção desse livro”, explicou Geysa.

Além desse livro, mais quatro foram lançados na ocasião: “UFPB 70 anos: História, Missão e Futuro”, organizado por Monique Citadino e Rodrigo Freire; “Raízes de pedra e mar: retratos do ensino da graduação da UFPB”, organizado por Terezinha Domiciano, Mônica Nóbrega e Ana Cláudia da Silva; e “Cesário Alvim 27: histórias de um filho de um exilado”, de Abelardo Jurema Filho.

O momento foi o encerramento de uma programação que durou cerca de seis meses em homenagem à UFPB, que completou 70 anos de sua fundação no dia 2 de dezembro deste ano. A reitora da instituição, Terezinha Domiciano, exaltou a história da universidade. “Reunimos importantes mãos para preservar a memória desta instituição tão importante. A UFPB não está só aqui, mas está, com a sua extensão, próximo da população paraibana. Ela está sempre em busca de projetos que possam impactar a vida das pessoas porque ela deve servir ao povo e contribuir com o desenvolvimento regional. É uma das mais importantes instituições do país”, ressaltou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 11 de dezembro de 2025.