machismo

Vereador afirma ter batido em mulher e gera indignação

publicado: 11/12/2023 10h34, última modificação: 11/12/2023 10h34

por Ítalo Arruda*

Vereadores de Piancó, no Sertão paraibano, protagonizaram momentos de tensão na última quinta-feira, durante sessão na Câmara Municipal. É que o vereador Pedro Aureliano (Cidadania) – mais conhecido como Pedro de Zé Luzia – declarou ter agredido uma mulher e que não hesitaria em fazer isso novamente. Um trecho do vídeo com a fala do parlamentar viralizou e repercutiu negativamente nas redes sociais.

Nas imagens que circulam na internet, é possível constatar que Pedro de Zé Luzia e o colega de bancada, vereador Wallace Militão (PP), trocam farpas e agressões verbais no plenário da Câmara. Na ocasião, Militão acusa Pedro de ter batido em uma mulher, cuja identidade não foi revelada. “Eu bato e bato em você também”, retrucou o vereador do Cidadania, proferindo palavras de baixo calão.

O comportamento do parlamentar – que não se intimidou com a presença de outros vereadores e das câmeras que transmitiam a sessão ao vivo – provocou a reação de representantes de movimentos feministas e entidades sociais ligadas aos direitos das mulheres, como a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa, Nena Martins, que, durante entrevista em um programa de rádio local, ontem, revelou ter sido agredida pelo mesmo vereador.

Nota de repúdio

Em nota, a senadora Daniella Ribeiro (PSD), líder da bancada feminina do Senado Federal, também se manifestou contra o comportamento e a fala de Pedro de Zé Luzia. Ela aproveitou a ocasião para se solidarizar com Nena Martins pelo episódio relatado pela secretária.

“Violência contra a mulher é crime, e deve ser punido com base na legislação penal e na Lei Maria da Penha. Não podemos, nem aceitaremos, a banalização de uma fala dessa, que causa indignação, revolta e, certamente, medo”, diz a nota.

E adianta: “Uma fala machista e abominável do senhor vereador, que, mesmo diante de uma tribuna, e sendo gravado, não se intimidou e admitiu bater em mulheres. Isso não é engraçado, nem pode ser minimizado. Muito menos ser justificado. Bater em mulher, repito, é crime previsto em diversas normas penais”, diz trecho do documento.

A senadora aproveitou para informar que na próxima quarta-feira, 13, no Senado Federal, na Comissão Mista de Orçamento, da qual é presidente, anunciará o lançamento do programa “Antes que aconteça”, uma iniciativa inédita, pensada por ela, em parceria com outras mulheres, que prevê o fortalecimento da rede de combate à violência contra a mulher.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 09 de dezembro de 2023.