CONSELHO TUTELAR

Votos de eleição serão recontados

publicado: 20/10/2023 09h07, última modificação: 20/10/2023 12h30
Processo ocorrerá nas Promotorias do MPPB e atende às solicitações de alguns candidatos que contestam o pleito

por Ítalo Arruda*

Acontecerá hoje, em João Pessoa, a primeira parte da recontagem de votos referente às eleições para conselheiros tutelares da capital, realizadas no último dia 1º. Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de João Pessoa (CMDCA-JP), o processo ocorrerá nas Promotorias do Ministério Público da Paraíba, no Centro. A segunda parte está prevista para a próxima segunda-feira. De acordo com o documento de convocação, assinado pelo presidente da Comissão do Processo de Eleição dos Conselheiros Tutelares, Silvio Romero Macedo de Britto, a recontagem dos votos acontece “em atendimento às solicitações encaminhadas ao CMDCA-JP por alguns candidatos”, que vêm contestando o resultado do último pleito.

Desde a divulgação dos nomes dos conselheiros eleitos, realizada no dia seguinte à votação (2 de outubro), várias denúncias de fraudes e compras de votos vieram à tona. A recontagem é uma forma de validar o resultado, prezando a transparência e lisura das eleições. Só poderão participar deste processo representantes do MPPB e os próprios candidatos, que, por sua vez, deverão comparecer ao local, no dia e horário da apuração da região ao qual concorreu ao cargo.

Dessa forma, hoje, haverá a recontagem dos votos recebidos pelos candidatos ao Conselho Tutelar das Regiões Praia, Sudeste, Valentina, Mangabeira e Norte. Já na segunda-feira, serão recontados os votos dos candidatos das regiões Cristo e Sul.

Processo
Ao todo, João Pessoa teve 61 candidatos aspirando a uma das 35 vagas. Foram contabilizados 42.421 votos, sendo 3.757 votos da Região Praia; 6.158 votos da Região Cristo; 5.631 do Valentina; 6.992 de Mangabeira; 6.967 da Região Sul; 4.681 da Região Sudeste e 8.235 votos da Região Norte.

O conselheiro reeleito Rodrigo José Barros, da Região Cristo, afirmou à reportagem que vê a medida com naturalidade. Ele foi o mais bem votado da sua região, totalizando, de acordo com o resultado divulgado pelo CMDCA-JP, 1.364 votos. “Não sei o motivo, mas acredito que isso não vai interferir no resultado que já foi divulgado”, afirmou Rodrigo.

Já a conselheira Sandra Rodrigues dos Santos, da Região Praia, afirmou ter sido surpreendida com o anúncio. Também reeleita, somando 683 votos, Sandra disse que não tem muitas informações sobre o assunto. “O Ministério Público participou de todo o processo, mas estranhamente a gente recebeu essa notícia. O que nos deixa preocupados, porque isso faz com que o processo eleitoral perca a credibilidade diante da população”, desabafou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 20 de outubro de 2023.