Notícias

concurso

Antologia reunirá os melhores minicontos

publicado: 11/08/2023 09h17, última modificação: 11/08/2023 09h17
Na esteira do último dia de inscrições, confira as próximas etapas do Concurso Literário Correio das Artes sobre o gênero

por Joel Cavalcanti*

Com o encerramento, hoje, às 16h, das inscrições para Concurso Literário Correio das Artes: Minicontos, já começam a correr novos prazos na programação que, no dia 2 de outubro, vai divulgar os premiados no edital que busca estimular a criação e a divulgação de escritores paraibanos (ou radicados na Paraíba) em narrativas extremamente curtas.

Os candidatos precisam inscrever cinco minicontos, dos quais três serão selecionados pela Comissão Especial Julgadora a partir do dia 21 de agosto até o dia 22 de setembro. Todos os escritores escolhidos nesta fase do concurso serão premiados com a publicação de uma antologia a ser lançada no dia 23 de novembro pela Editora A União.

book-5539452.jpg
Termina hoje o prazo para o escritor mandar cinco minicontos, dos quais os três melhores poderão compor uma coletânea inédita sob o selo literário Prêmio Correio das Artes - Foto: Pixabay

“Não há um número certo de escritores que serão publicados porque isso depende da seleção da Comissão Julgadora. Ela vai analisar os minicontos inscritos e fazer a seleção de três deles por autor ou autora”, explica William Costa, o diretor de Mídia impressa da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), entidade que promove o concurso através do suplemento literário Correio das Artes. “O que será divulgado é a relação dos autores selecionados e na publicação vai constar os três minicontos de cada um deles”, reforça o gestor. O edital prevê como critérios de avaliação quesitos como qualidade linguística, criatividade, qualidade literária e enredo. Os três jurados com notório saber literário darão notas de zero a 10 para cada um dos itens, constituindo, assim, o ranking dos vencedores.

Esses conceitos são comuns na análise sobre qualquer obra literária ficcional, mas o miniconto tem uma estrutura muito singular. Eles desafiam os escritores a condensar o significado e a profundidade em uma narrativa rápida, fazendo com que cada palavra seja escolhida com cuidado. “O miniconto ainda tem um conceito em aberto. Tem alguns críticos e estudiosos da Literatura que definem o miniconto como uma categoria, mas há muitos que não têm uma avaliação constituída do miniconto como um gênero literário. O que prevalece é a concisão”, acrescenta William Costa, que é também crítico literário. Ainda segundo o edital, os textos precisam ser autorias, inéditos e ter entre 50 a 250 palavras.

Os nomes dos selecionados para a antologia que terá uma tiragem de 500 exemplares e selo literário Prêmio Correio das Artes serão divulgados no Diário Oficial do Estado, Jornal A União e o portal da Rádio Tabajara.

Para realizar a inscrição para o Concurso Literário Correio das Artes: Minicontos, o candidato precisa preencher um formulário disponível no site do Jornal A União (auniao.pb.gov.br). Dúvidas e informações adicionais podem ser solicitadas através do e-mail: concursoliterariominicontos@gmail.com.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 11 de agosto de 2023.