vacina influenza

130 cidades têm baixa cobertura

publicado: 12/05/2023 09h54, última modificação: 12/05/2023 09h54
Enquanto casos crescem, apenas 92 municípios paraibanos ultrapassaram os 50% de imunização do público infantil
SecomPB2.jpeg

Governo do Estado regulou e distribuiu novos 26 leitos de UTI para crianças no estado em razão do aumento de casos gripais - Foto: Secom-PB

por Carol Cassoli*

Dos 223 municípios paraibanos, apenas 92 vacinaram mais da metade do público infantil contra influenza. Nos últimos dias, a Paraíba registrou alta no número de pessoas com síndromes respiratórias e, como a maioria dos casos confirmados acomete crianças e menos da metade deste público foi vacinado contra influenza no estado, é importante estar atento à imunização infantil.

Segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), o imunizante já foi aplicado em 41,4% do público-alvo, composto pelos grupos prioritários, e os dados demonstram que apenas 32,99% do público infantil (que compreende crianças de seis meses e menores de seis anos) está imunizado. A média de aplicação geral do estado é superior ao índice nacional, que até a última segunda-feira estava em 25%. Apesar disso, no entanto, o objetivo da campanha é atingir 90% de cobertura e, para chegar à meta, é necessário avançar com a aplicação do imunizante, já que os casos de síndrome respiratória têm aumentado.

Conforme a SES, até o último sábado, 186 casos de síndromes respiratórias foram confirmados em todo o estado. Do total de casos registrados, 67 foram em menores de um ano; 55 acometeram crianças com idade entre um a quatro anos; e 19 aconteceram com crianças de cinco a nove anos.

Ao todo, 312.277 crianças paraibanas podem receber a vacina, mas menos da metade delas recebeu uma dose do imunizante, que só foi aplicado em 100.632 indivíduos. Em todo o estado, 130 municípios ainda não vacinaram nem metade do público infantil e 92 estão com a cobertura entre 50% e 89%. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização contra a influenza é “uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco”.

Óbitos

Até ontem, 22 óbitos por síndrome respiratória foram registrados na Paraíba, sendo 13 por influenza, seis por Vírus Sincicial Respiratório (VSR) — que é responsável pela maior parte dos resfriados em crianças, dois por Rinovírus e um por influenza. Dentre as vítimas, 11 tinham entre zero e sete anos e oito eram maiores de 60 anos. Um dos óbitos por influenza era uma infecção com VRS. Além disso, ainda há três óbitos em investigação.

Atualmente, a vacina contra influenza está sendo oferecida para grupos prioritários até dia 31. Podem receber os imunizantes pessoas que compõem o grupo prioritário inicial na campanha nacional de vacinação.

Novos leitos pediátricos são abertos na PB

por Nalim Tavares*

Devido ao aumento no número de internações de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) distribuiu 26 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica por unidades da Rede Estadual. O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, e o Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, receberam 10 leitos cada, enquanto o Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, recebeu seis leitos.

Atualmente, a Paraíba conta com 268 leitos de enfermaria e 45 de UTI. De acordo com o Complexo Estadual de Regulação (CER), a ocupação é de 100% nas UTIs pediátricas e 85% nas enfermarias. Ontem, 12 crianças foram internadas com sintomas respiratórios nos leitos de referência. As informações constam no boletim de atualização sobre Síndromes Respiratórias, divulgado pela SES.

Segundo a SES, existe previsão de abertura de 40 novos leitos de enfermaria e 22 de UTI. Ainda de acordo com a secretaria, nos próximos dias, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires poderá contar com 10 UTIs a mais, e o Hospital Regional de Cajazeiras, com quatro enfermarias e seis UTIs. Outros 42 leitos poderão ser abertos, de forma escalonada e a depender do cenário epidemiológico, no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, 12 enfermarias e seis UTIs; e Hospital Regional de Sousa, com 24 enfermarias. A oferta desses leitos é realizada pelo Complexo Regulador Estadual. A SES salienta que, apesar do reforço para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), a assistência a outras doenças segue presente nas unidades de saúde do estado.

Em João Pessoa
Na capital do estado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP) também ampliou a quantidade de leitos pediátricos. Ao todo, 14 novos leitos de enfermaria e quatro de UTI foram abertos em João Pessoa, no Hospital Municipal do Valentina e Hospital Universitário Lauro Wanderley.

“Estamos ampliando nossa capacidade hospitalar para receber crianças mais graves, então aumentamos dois leitos de UTI e sete de enfermaria no Hospital Municipal do Valentina e, em parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley, nós aumentamos mais dois leitos de UTI e mais sete leitos de enfermaria. É importante destacar que o município de João Pessoa já possui a maior rede de pediatria da Paraíba”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 12 de maio de 2023.