Notícias

‘Simpósio de Educação Integrada’ é realizado em Campina Grande

publicado: 27/01/2018 14h14, última modificação: 27/01/2018 14h14
27-01-2018-F-simpósio.jpg

O objetivo desses encontros é mostrar para a comunidade como funciona o modelo das escolas cidadãs integrais técnicas e como elas podem ser integradas ao setor produtivo da região - Foto: Secom-PB

tags: escola técnica estadual , campina grande , educação


Redação com Secom-PB

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) realizou na sexta-feira (26), em Campina Grande, mais um ‘Simpósio de Educação Integrada com o Setor Produtivo’. No evento aconteceu o lançamento da grade curricular dos cursos técnicos da Escola Técnica Estadual de Campina Grande, que contará com os cursos técnicos de informática (voltado para a programação de jogos digitais) e de design de calçados. A inauguração da escola está prevista para o mês de março. Posteriormente, também foi lançada a matriz curricular da Escola Cidadã Integral Técnica da cidade de Serra Branca.

Participaram do evento em Campina Grande gestores escolares, o coordenador de pesquisa e extensão do Curso de Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Ernani Torres Pereira, representantes do Centro de Tecnologia e da Fundação Parque Tecnológico de Campina Grande, o diretor da Cinep, Thompson Mariz, o gerente do Senai de Campina Grande, Wesley Regis de Araújo, o coordenador do Pronatec na Paraíba, Hebberty Dantas, além dos pais e alunos já matriculados na escola.

“Educação Profissional Integral é formar o estudante para o futuro, com condições de tirar as melhores notas para o Enem, mas também com condições de entrar no mercado de trabalho, permitindo também que o município tenha oportunidades de se desenvolver e que o estudante possa empreender, realizando projetos junto com essa grande cadeia produtiva”, destacou o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade.

O estudante Felipe Azevedo, de 17 anos, já está matriculado e vai começar a cursar o primeiro ano do ensino médio na Escola Técnica Estadual de Campina Grande. Ele contou por que escolheu mudar de uma escola particular para a escola técnica estadual. “Venho de uma escola particular e resolvi mudar porque achei impressionante o modelo da escola técnica estadual. Aqui em Campina Grande as escolas públicas são muito diferentes dessa que vai começar. Minha expectativa é a melhor. Estou muito feliz com a mudança”, disse o aluno.

“Escolhi matricular o meu filho na Escola Estadual Técnica porque acredito que ele terá muitas oportunidades. Conhecemos a obra e fiquei encantada com a escola. Aqui em Campina Grande, nenhuma escola tem a estrutura dessa escola, então, estou muito feliz. Essa escola é um presente pra Campina Grande”, afirmou Carla Barbosa de Azevedo Borges, mãe do estudante matriculado na Escola Técnica Estadual de Campina Grande.

O objetivo desses encontros é mostrar para a comunidade como funciona o modelo das escolas cidadãs integrais técnicas e como elas podem ser integradas ao setor produtivo da região. Os encontros estão acontecendo em todo o estado até o dia 31 de janeiro. Este ano, serão inauguradas seis novas Escolas Técnicas Estaduais nos municípios de Guarabira, Campina Grande, Serra Branca, Patos, Sousa e Itaporanga.