Mariana Lira
Especial para A União
A 9ª edição da Feirica acontecerá no dia 5 de maio (sábado), a partir das 15h, com entrada gratuita na Estação Cabo Branco. O evento que mescla empreendedorismo, lazer e criatividade terá edição dedicada ao Dia das Mães. Serão 45 expositores de moda, artes, papelaria, plantas, design e decoração contemporâneos, gastronomia e cerveja artesanal, além de serviços de leitura de tarot, flash de tatuagem e corte de cabelo feminino. As atividades se encerram às 20h30.
Escolher consumir de quem produz ao invés das grandes marcas é uma forma simples e efetiva de impulsionar a economia local. O consumo colaborativo é considerado também um ato político. Em João Pessoa, as publicitárias e criativas Aline Beuttenmüller e Candy Ferraz idealizaram a Feirica, uma feira que expõe produtores locais e regionais para atrair mais consumidores e divulgar seus produtos.
"Durante muito tempo vimos iniciativas assim surgirem apenas em estados vizinhos. Começar a Feirica em João Pessoa abriu uma porta para outros expositores de outros locais do Nordeste visitarem a nossa cidade. Nos deu a possibilidade de oferecer um produto que comumente não está aqui. O consumo colaborativo movimenta a economia local e faz um intercâmbio cultural importante para o desenvolvimento do setor na Paraíba.", explica Candy Ferraz, uma das idealizadoras do projeto.
O projeto reforça o movimento 'Compre de Quem Faz', que incentiva o consumo consciente e colabora com a economia criativa. "O 'Compre de quem faz' é o lema base da nossa proposta, porque incentivamos as produções em pequena e média escalas, além de incentivar as pessoas. Pessoas que compram de pessoas, que admiram pessoas, que reconhecem pessoas. Pessoas que se ajudam", informa Candy Ferraz.
"Na Feirica, você sabe de onde vem aquilo que está consumindo, sugere, troca ideia, recomenda e comprova que é possível fazer uma produção em respeito aos nossos ideais, ao meio ambiente e aos consumidores" acrescenta a empreendedora.
A Feirica teve a sua primeira edição em janeiro de 2016, na Casa Cosmopopeia. "Começamos em uma proporção bem pequena, mas sonhando alto, e vimos que João Pessoa carecia de uma iniciativa que comportasse produtores independentes e unisse tudo isso a uma experiência bacana de consumo consciente, economia criativa e olhos nos olhos de quem faz com ética e com transparência. A resposta foi e é positiva e, hoje, contamos com um público de 3 mil pessoas por edição" versa Candy Ferraz.
A 9ª edição da feira será alusiva ao dia das mães e dentre as 45 marcas estarão as locais Lerita, Itsa e Cerveja Turmalina e as pernambucanas Vitalina, Tout e Hipó. "Essa é uma Feirica dedicada ao Dia das Mães e ao empreendedorismo materno, que é muito importante pra gente, já que muitas mães talentosas fazem parte das nossas edições, além das que descobriram a sua arte na Feirica e começaram algum projeto para expor na feira", conta Candy.
Conheça algumas marcas que vão marcar presença nesta edição:
Divina Kombucha
Uma bebida fermentada à base de chá verde e mel, com propriedades probióticas, além de possuir vitaminas do complexo B, C e aminoácidos. Assemelha-se a uma bebida alcoólica, no entanto, possui apenas cerca de 1% de álcool, que resulta da fermentação do chá. A marca é reincidente na Feirica, e Nariá Japiassu, uma das produtoras da Divina Kombucha, aposta no evento como incentivador de pequenos artesãos.
Nous
A marca produz sabonetes artesanais que pretendem tornar cada banho um momento único de relaxamento e auto cuidado. Nous, do francês ‘nós’ e do grego ‘mente’, é criação de Janaina Vilas, uma mineira que vive em Recife há 16 anos. Será a primeira participação da marca na Feirica e Janaina acredita que trata-se de uma ótima oportunidade para trocar experiências com outros produtores, além de chegar mais perto dos consumidores.
Trama e decor
Um ateliê que faz peças decorativas e funcionais em crochê, a partir de malhas recicladas. São diversas peças diferentes, que podem ser tanto funcionais como também decorativas. Tapetes, revestimento para bancos e vasos de plantas, porta-jóias, cestos de maquiagem e objetos de decoração são alguns dos produtos da Trama e decor, que estarão disponíveis na Feirica.
Wauferpet
Biscoitos e petiscos artesanais, de origem 100% natural para cães e gatos. A wauferpet surgiu da necessidade de oferecer alimentos saudáveis para os pets. A marca recifense conta com produção totalmente caseira e a variedade de sabores para os amiguinhos peludos.
Cervejaria Gameleira
A cervejaria ganhou vida há poucos meses, mas a produção artesanal da bebida já vem sendo feita há 3 anos por Natan Felix, responsável pela marca. O apreciador de cervejas artesanais tornou-se produtor independente, com ajuda de amigos e alguns cursos na área. Natan descobriu na cerveja uma infinidade de possibilidades criativas e toda ideia de combinação de frutas, especiarias e adjuntos. Como as combinações são infinitas, dificilmente a mesma cerveja é produzida mais de uma vez, entretanto, pelo menos 5 delas aparecem com mais frequência nas cartas semanais. É o caso da Tropicana, uma fruit beer refrescante que leva adição de manga rosa e goiaba, basta abrir uma garrafa e ela perfuma o ambiente todo. "Nessas nuances e experimentações que está o brilho e atratividade das artesanais", afirma Natan Felix.