TRE-PB amplia atendimento para cadastro de eleitores

publicado: 05/05/2018 00h05, última modificação: 05/05/2018 08h23
Atendimento no TRE_F.jpg

Eleitores podem comparecer a dois locais de atendimento do TRE na capital para serviços como alteração de dados cadastrais e tirar título de eleitor pela primeira vez, já usando a biometria - Foto: Foto: Evandro Pereira

tags: eleitores , justiça , tribunal regional eleitoral da paraíba

Sara Gomes

Cerca de mil pessoas estão sendo atendidas diariamente para o fechamento do cadastro de eleitores que acontece até a próxima quarta-feira (9). Para ampliar o atendimento, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) inaugurou uma sede provisória no posto do edifício-sede, na Avenida Princesa Isabel, Centro de João Pessoa.

Em ambas as sedes do TRE-PB, tanto a provisória quanto a Central de Atendimento ao Eleitor da Capital (Cenatel), localizada na Rua Odon Bezerra, em Tambiá, nas próximas segunda (7) e terça-feira (8), o atendimento será realizado das 10h às 19h. Na quarta-feira (9) os postos de atendimento funcionarão das 7h às 19h.

Quem precisa alterar os dados cadastrais, atualizar o endereço eleitoral ou fazer o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral. Esse prazo vale também para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar transferência para uma seção com acessibilidade e, ainda, para que presos provisórios e adolescentes internados possam regularizar sua situação eleitoral para as Eleições 2018.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE, José Cassimiro, orienta as pessoas que tiverem alguma deficiência física ou mobilidade reduzida a informar o atendente na hora do recadastramento “Podemos redirecioná-lo para um local de votação que tenha acessibilidade ou transferir para uma seção eleitoral que seja no térreo”, informou.

Caso o problema de mobilidade seja provisório, por exemplo, quebrar uma perna perto da eleição, o eleitor pode solicitar uma transferência temporária para uma seção adaptada no período de 13 de julho a 23 de agosto.

Atualmente, a Paraíba tem 2.832.810 pessoas aptas a votar nas 10.514 seções instaladas nos 1.851 locais de votação no Estado. De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral, nos últimos quatro anos (2014-2018), aconteceu uma redução de 2,68% no número de eleitores até o mês de março deste ano. O chefe da Seção de Apoio as Zonas Eleitorais (Soaze), Charles Elias, credita essa redução ao cancelamento do título em decorrência da revisão e também a eleitores que faltaram três eleições consecutivas.

Os interessados devem comparecer o quanto antes para evitar longas filas. A documentação necessária para regularizar a situação é um documento oficial com foto e comprovante de residência (mínimo três meses), caso a pessoa seja do sexo masculino e esteja fazendo a 1ª via do título de eleitor, deve levar também a certidão de reservista.