Notícias

paraíba sem fronteiras

Abertas vagas para pós-doutorado

publicado: 23/09/2024 09h13, última modificação: 23/09/2024 09h13
Novo edital do programa selecionará cinco pesquisadores do estado para bolsas de intercâmbio internacional
IMG_0973_editada.jpg

Para a Secties-PB, projeto visa fortalecer a internacionalização da ciência paraibana e contribuir para as inovações tecnológicas locais | Foto: LEP/UFCG

por Marcella Alencar*

Como parte do Programa Paraíba sem Fronteiras (PBsF), do Governo do Estado, a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (Secties-PB), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB), abriu ontem as inscrições para o Edital no 40/2024, destinado à concessão de bolsas de pós-doutorado sanduíche no exterior. Estão sendo oferecidas cinco vagas para pesquisadores em estágio de pós-doutorado vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, que estejam sediadas no estado e tenham firmado Acordo de Adesão ao programa.

As inscrições podem ser realizadas até às 17h do dia 10 de outubro, por meio de formulário eletrônico na plataforma SigFapesq (https://sigfapesq.ledes.net), sendo que os resultados finais da seleção serão publicados no dia 25 de novembro, no site oficial da Fapesq-PB (https://fapesq.rpp.br/) e no Diário Oficial do Estado (DOE).

Incentivo
Benefícios aos candidatos aprovados incluem seguro-saúde e auxílio-passagem, para estágios de 30 a 90 dias contínuos no exterior

Além dos pesquisadores bolsistas de pós-doutorado da Fapesq-PB, poderão participar do processo seletivo estudantes da modalidade vinculados a programas de pós-graduação das seguintes IES: Centro Universitário de João Pessoa (Unipê); Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene); Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Segundo a Secties-PB, as instituições estrangeiras que receberão os alunos selecionados pelo edital deverão ser definidas pelos próprios candidatos, junto aos seus supervisores e aos programas de pós-graduação aos quais eles forem vinculados. Conforme os planos de estudo submetidos no processo de inscrição, a duração do pós-doutorado sanduíche pode se estender de 30 a 90 dias contínuos. Além da bolsa, está prevista a concessão de seguro saúde, auxílio-passagem e auxílio-instalação (sendo que este último não estará incluso entre os benefícios para os estágios de 30 dias).

Com um investimento de mais de R$ 316 mil, o objetivo da iniciativa, de acordo com a secretaria, é apoiar o intercâmbio de pesquisadores da Paraíba e promover a realização de estudos no exterior, fortalecendo a internacionalização da ciência paraibana e contribuindo para a qualificação acadêmica e para o avanço das inovações científicas e tecnológicas no estado.

“Os interessados podem estagiar por um tempo de até três meses, em laboratórios externos ao estado, no exterior. Isso é muito importante para o desenvolvimento das políticas científica e acadêmica, para a melhoria e a qualificação dos nossos programas de pós-graduação e para a melhor qualificação da mão de obra no Estado da Paraíba”, enfatiza Cláudio Furtado, secretário da Secties-PB.

Iniciativa também atrai empresas da Paraíba para troca de expertise 

Reino Unido e Espanha foram os destinos dos 46 bolsistas contemplados pelos três primeiros editais de mobilidade acadêmica do PBsF, lançados em abril deste ano.

A iniciativa, criada pelo Governo da Paraíba, em 2023, também abre oportunidades para intercâmbios de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de professores visitantes. Cláudio Furtado destaca que o programa se destina, ainda, a empresas do estado, que se beneficiam dos intercâmbios à medida que, por meio deles, estabelecem conexões com parques tecnológicos internacionais para trocas de expertise em seus segmentos de atuação.

Atualmente, a propósito, o PBsF conta com edital aberto para o Qualiexporta, projeto de qualificação para exportação, que dispõe de nove vagas destinadas a profissionais das áreas de Relações Internacionais, Comércio Exterior, Ciências Econômicas, Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Engenharias. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 30, por meio do portal SigFapesq.

Através do link, veja o edital do PBsF

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de setembro de 2024.