Uma ação de presença e prevenção, envolvendo abordagens e fiscalização, foi realizada na tarde de ontem, no município de Cabedelo, dentro da Operação Verão 2025. Equipes de vários órgãos agiram de forma integrada e percorreram o Centro e a orla da cidade a fim de detectar possíveis infrações, atentando para a segurança da população, de uma forma geral.
Entre os órgãos que participaram da operação, estavam efetivos da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Penal, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), além da Guarda Municipal de Cabedelo, da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), daDefesa Civil e do Samu.
A operação tem focos que vão desde a busca e o resgate a vítimas de afogamento até infrações de trânsito e segurança pública como um todo. Ontem, a ação começou no pórtico da entrada de Intermares, por volta das 15h, percorrendo diferentes pontos, como o Centro do município e o Dique de Cabedelo.
Segundo a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa (Seds), os procedimentos dessa iniciativa devem continuar empenhando o reforço do monitoramento e segurança na cidade de Cabedelo até o fim de semana. Conforme informações da Seds, essas ações são reforçadas, naturalmente, nos fins de semana, nos locais de maior circulação de pessoas, incluindo as áreas dos litorais Sul e Norte, e diversos pontos da Região Metropolitana de João Pessoa.
Objetivo
As equipes da operação planejam um implemento coordenado da atuação dos efetivos de defesa, segurança e fiscalização durante o verão para além do trabalho ordinário que já é realizado. A Operação Verão 2025 teve início no fim de dezembro e deverá seguir até o período de Carnaval, em pontos estratégicos de alguns municípios. Segundo a Seds, o diferencial da ação de ontem foi o fato de a atividade ter sido integrada com os órgãos do município.
Início
Lançada pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba no dia 19 de dezembro, a Operação Verão 2025 teve sua primeira ação no Largo de Tambaú, em João Pessoa. De acordo com a Seds, as ações que começaram no início da estação seguiram os festejos de fim de ano e serão finalizadas no Carnaval, agregando vários órgãos, inclusive profissionais do Sistema Penitenciário, em um esforço conjunto em prol da segurança da população.
As tropas, equipadas com carros, motos, triciclos, bicicletas, botes, motos aquáticas, entre outros veículos e instrumentos utilizados no policiamento e atividades bombeirísticas, fazem-se presentes nos diversos locais das ações programadas. A Secretaria também aponta que todo o efetivo está empenhado na operação nos 223 municípios paraibanos, com reforço naqueles que concentram maior população e circulação de pessoas. A iniciativa também dispõe, em algumas ocasiões, do uso estratégico das duas aeronaves do Grupamento Tático Aéreo da Seds, em operações policiais e resgates aeromédicos.
Atuação
O efetivo da Polícia Militar está atuando com uso de viaturas, motocicletas, cavalos, drones, bicicletas e também por meio do policiamento a pé. As estratégias adotadas seguem as diretrizes dos setores de Inteligência e Estatística da corporação, que realizam o mapeamento e a ocupação de áreas visando a prevenção e o combate aos crimes contra o patrimônio e a vida. Também se faz presente o Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BepTur) em toda a orla de João Pessoa, Lucena e Conde. Com um efetivo de 60 agentes de trânsito e um total de 12 viaturas, a Operação Lei Seca, aplicada pelo Detran-PB, também integra a Operação Verão 2025. Os agentes de trânsito realizam as fiscalizações com o apoio da Polícia Militar da Paraíba
O Corpo de Bombeiros Militar conta também com apoio de médicos da Secretaria de Saúde, para atendimento a ocorrências de resgates. A parceria agiliza o atendimento das vítimas, em Viaturas de Intervenção Rápida, com médicos e bombeiros militares, até o Hospital de Emergência e Trauma. A corporação conta também com mergulhadores especializados em operações de busca e resgate em ambientes subaquáticos, garantindo uma resposta eficaz em situações que demandem atuação nesse tipo de cenário.
Outro recurso disponível é a delegacia on-line — (delegaciaonline.pb.gov.br), por meio da qual o cidadão pode realizar registro remoto de notícias de fatos e ocorrências policiais não violentas, tais como perda ou extravio de documentos, furtos simples, registro de pessoas desaparecidas e de violência doméstica e familiar, incluindo requisição de Medida Protetiva de Urgência e manifestação pela Representação Criminal. Já o Disque Denúncia (197) possibilita ao cidadão denunciar, anônima e remotamente, práticas criminosas e autorias delitivas, inclusive com a possibilidade de envio de áudios, fotos e vídeos, via WhatsApp.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 10 de janeiro de 2025.