Um grave acidente envolvendo um ônibus escolar da Prefeitura de Pilões deixou dois estudantes mortos e mais de 30 feridos, na manhã de ontem. O ônibus tombou, por volta de 6h40, na rodovia estadual PB-077, em uma área conhecida como Ladeira do Espinho, que liga os municípios de Pilões e de Cuitegi. O veículo escolar era alugado, e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas para prestar socorro às vítimas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), um menino de 13 anos e uma menina de 16 anos não resistiram à gravidade dos ferimentos; ambos estudavam em Guarabira. Vinte e nove pessoas foram atendidas no Hospital Regional de Guarabira (HRG). Desses pacientes, oito receberam alta, sete foram transferidos para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa e os demais permanecem em observação, sob os cuidados das equipes de Ortopedia e Pediatria do HRG. Além disso, duas crianças com escoriações leves foram atendidas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Guarabira.
Entre os sete pacientes transferidos para o Trauma de João Pessoa, quatro apresentam casos de maior complexidade: dois com traumatismo cranioencefálico; um com amputação traumática da mão; e outro com trauma na coluna torácica.
A SES lamentou o ocorrido e reforçou que está prestando todo o suporte necessário às famílias das vítimas, além de coordenar esforços na rede hospitalar estadual para garantir assistência integral e qualificada.
Segundo o major Diego de Souza Martins, comandante do 3o Batalhão do Corpo de Bombeiro Militar, na sede de Guarabira, as vítimas foram socorridas por viaturas do Corpo de Bombeiros, do Samu e por carros particulares.
“Externo minhas condolências aos familiares e desejo uma boa recuperação a todos os envolvidos”, frisou.
Em nota, a Prefeitura de Pilões lamentou o fato e explicou que o momento é de absoluta dor. ”A administração municipal expressa solidariedade às crianças, familiares, amigos e aos colegas dos nossos estudantes, bem como a toda a comunidade que sente estas perdas irreparáveis”.
A Prefeitura ressaltou, também, que as causas do acidente ainda estão sendo investigadas.
”Assim como toda a população, queremos respostas sobre o que ocorreu e estamos acompanhando de perto a apuração dos fatos pelas autoridades competentes. É fundamental que tudo seja esclarecido”.
Nas redes sociais, o governador do Estado da Paraíba, João Azevêdo, lamentou o ocorrido e manifestou solidariedade às famílias.
”Estamos acompanhando o caso e colocando as nossas equipes, de Segurança e de Saúde, à total disposição. Mas quero, desde já, lamentar as perdas e manifestar toda a nossa solidariedade às famílias. Que Deus conforte a todos”, escreveu o gestor.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 02 de abril de 2025.