em joão pessoa

Aeroclube é oficialmente extinto

publicado: 25/01/2023 12h03, última modificação: 25/01/2023 12h03
Decisão da Anac foi publicada no Diário Oficial da União; novo aeródromo funcionará em São Miguel de Taipu
1 | 2
Área do antigo Aeroclube da Paraíba, no Bessa, será transformada em parque público com quadras, mirantes, academia ao ar livre, lagos, ciclovia, pista de skate e viveiros
2 | 2
Parque da Cidade terá espaços de convivência e uma ponte estaiada
Coletiva Projeto Parque no Aeroclube_F. EVANDRO (59).JPG
Parque da Cidade Foto Secom JP_clipdrop-enhance.jpg

por Ítalo Arruda*

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tornou oficialmente extinto o antigo Aeroclube da Paraíba, localizado no bairro do Bessa, na Zona Leste da capital. A decisão foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União (DOU). Uma parte do terreno onde funcionou o equipamento foi doada à prefeitura da capital e sediará o Parque da Cidade. Já o novo Aeroclube da Paraíba, cujas obras estão em andamento, funcionará no município de São Miguel de Taipu. A previsão, segundo o presidente Alberto Gomes, é que a estrutura do novo equipamento esteja com 100% de funcionamento no primeiro trimestre de 2024.

De acordo com o documento da Anac, assinado pelo diretor-presidente, Juliano Alcantara Nomam, o antigo Aeroclube de João Pessoa foi extinto devido à “manifestação unilateral, irrevogável e irretratável do autorizatário, pelo seu desinteresse em manter a autorização para a exploração do Aeródromo”. A medida, conforme explicou Alberto Gomes, já era esperada e cumpre um processo “meramente formal”, tendo em vista que a gestão anterior do Aeroclube não renovou, dentro do prazo estabelecido pela agência, a autorização para funcionamento do aeródromo.

“Nós não tínhamos mais como voltar a ocupar a área que, desde 2017, estava impossibilitada de funcionar por vários motivos, entre eles, problemas no plano de zoneamento e de segurança do aeródromo”, afirmou o presidente do Aeroclube da Paraíba, destacando que a publicação “é apenas uma formalização de uma tramitação que já estava em curso”, e que, na prática, “isso foi muito bom”.

Ainda segundo Alberto, o novo Aeroclube que está sendo instalado em São Miguel de Taipu vai favorecer tanto João Pessoa e Região Metropolitana quanto Campina Grande e Adjacências, “contemplando os municípios do Litoral e do Complexo da Borborema”.

O equipamento já conta com uma pista de pouso e decolagem devidamente homologada (com prazo de validade de 10 anos) e com este tipo de operação em pleno funcionamento. O espaço tem 50 hectares e deve reunir, além do aeródromo e hangares, hotel para executivos e posto de abastecimentos.

“Já fizemos o projeto de instalação dos hangares e de ampliação da pista de mil metros para mil e quinhentos metros”, frisou Alberto, ao ressaltar que o foco do novo Aeroclube da Paraíba, no entanto, não será a atividade de pouso e decolagem, mas a escola com cursos de formação de pilotos, comissários de bordo, paraquedistas, mecânicos de aeronaves e atividades afins, que, segundo ele, são o “ponto forte” dos aeroclubes em todo o país.

A escola, conforme explicou Alberto, já está em processo de formalização e será sediada em João Pessoa, onde serão ministradas aulas teóricas. As aulas práticas vão acontecer no aeródromo, em São Miguel de Taipu.

Parque da Cidade será construído numa área de 25 hectares no Bessa

O local onde funcionou o antigo Aeroclube de João Pessoa será completamente modificado nos próximos meses. Isto porque o espaço – doado em 2021 à Prefeitura, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público da Paraíba (MPPB) – foi destinado à construção do Parque da Cidade, um equipamento urbano que vai reunir espaços de convivência em lazer em uma área de 25 hectares. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada no último dia 9 pelo prefeito Cícero Lucena, sendo que o projeto viário será iniciado ainda este mês.

Além de ciclovia e pistas de skate e patinação, o Parque da Cidade terá equipamentos como quadras poliesportivas, academia ao ar livre, parque infantil, viveiro, mirantes elevados, lagos, espaços para piqueniques e eventos, entre outros.

Até abril, as atividades da primeira etapa serão concentradas em obras de drenagem e de mobilidade urbana, sendo a principal delas o alargamento da rua Ivanice Martins Câmara, que passará a ter seis faixas de rolamento.

De acordo com o plano de mobilidade, uma das principais intervenções será a instalação de uma ponte estaiada para ligar a rua Miriam Barreto Rabelo com a rua Suzy Lacerda e o Retão de Manaíra, que, além de integrar os bairros daquela região, deve proporcionar mais fluidez ao tráfego viário.

No projeto original também está previsto o alargamento de vias locais e implantação de binários.

Os serviços serão executados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 25 de janeiro de 2023.