NO FERIADÃO

Aeroportos projetam alta demanda

publicado: 27/03/2024 09h20, última modificação: 27/03/2024 09h20
Dados da Aena Brasil apontam um aumento de 31% nas operações em relação ao mesmo período do ano passado
WhatsApp Image 2024-03-27 at 09.18.25.jpeg

Somente no Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, expectativa é de 134 voos, entre pousos e decolagens, do dia 28 ao 31 | Foto: Ortilo Antônio

por Fernanda Dantas (Especial para A União) e João Pedro Ramalho*

No “feriadão” da Semana Santa, iniciado amanhã para milhares de paraibanos, é comum que as pessoas usem os dias livres para praticar lazer, descansar e, em muitos casos, viajar para outras cidades, seja para visitar parentes ou simplesmente aproveitar a folga em outro lugar. O fluxo de viajantes para as duas maiores cidades do estado, a capital e em Campina Grande, irá aumentar nesse período. As empresas que operam tanto os aeroportos quanto para rodoviárias confirmaram uma porcentagem maior na movimentação em relação à Páscoa de 2023.

Nas viagens aéreas, os dados da Aena Brasil, empresa operadora dos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande, apontam um aumento de 31% nas operações em relação ao mesmo período do ano passado na capital. O Aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa, tem uma movimentação prevista de 134 voos, entre pousos e decolagens, de 28 a 31 de março. Ao todo, serão ofertados 22.062 assentos, quantidade que também representa o mesmo aumento de 31% comparado a oferta de 2023. Os lugares de origem que mais possuem voos para a capital paraibana são: São Paulo, dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos; Belo Horizonte; Brasília; Rio de Janeiro; Recife.

Já o Aeroporto João Suassuna, deverá receber 40 operações no período de 28 a 31 de março. A movimentação representa um aumento de 150% em relação ao mesmo período em 2023.  Serão ofertados 3.880 assentos, 154% a mais do que no ano passado. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife são os principais destinos ofertados.

Segundo a companhia, os dados de oferta de assentos levam em consideração a ocupação máxima das aeronaves e não refletem, necessariamente, no número de passageiros que irão embarcar ou desembarcar.

Rodoviária

No que diz respeito ao transporte por ônibus, o grupo responsável pelos terminais rodoviários de João Pessoa e Campina Grande, Socicam, estima que haja um aumento de público a partir de hoje na capital. Até segunda-feira, a estimativa é de que embarquem cerca de 24 mil passageiros, o que representa um aumento de 16%, se comparado ao feriado da Páscoa de 2023. Os principais destinos interestaduais são Recife, Fortaleza e Natal, já os destinos intermunicipais correspondem aos municípios de Crato, Cajazeiras, Campina Grande, Patos, Sousa.

Em Campina Grande, a expectativa de embarque é de  cerca de oito mil passageiros entre hoje e segunda-feira, o equivalente a uma alta de 19% comparado ao mesmo feriado do ano passado. Quanto às linhas intermunicipais as empresas estão preparadas para aumentar as saídas conforme demanda.

Ocupação hoteleira na capital deve chegar a 80%, estima ABIH

O aumento do número de turistas que chegam à Paraíba para a Semana Santa também foi percebido pelo setor hoteleiro. De acordo com a secretária de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (SEDTE), Rosália Lucas, a procura por hospedagem está alta, tanto no Litoral como no interior. Somente na capital, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) estima que a ocupação hoteleira fique em torno de 80%. “A gente tem, através da ABIH, uma divulgação prévia de que a busca está acima de 80% na capital. E as regiões do Brejo, Campina Grande e Cariri também estão sendo muito procuradas, pois há uma característica, na Semana Santa, de as pessoas buscarem destinos de cidades do interior”, afirma.

A variedade de atrativos ofertados e a segurança são a chave para o fluxo intenso de visitantes. Rosália Lucas destaca as rotas de atividades religiosas, ecológicas e gastronômicas como algumas dessas opções para passeios. “Feriadão é época de lazer com a família, que é uma característica muito forte do destino Paraíba e dessa diversidade de passeios. A Paraíba tem sido protagonista nessa procura, pela segurança turística que nós temos. E é um turismo com belezas naturais, um turismo cultural e também religioso”, explica a secretária.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de março de 2024.