Notícias

Aesa diz que dobrará quantidade de água do S. Francisco que chega à PB

publicado: 16/01/2018 17h39, última modificação: 16/01/2018 17h39
16-01-2018-F-transposição.jpg

A vazão das águas da Transposição do Rio São Francisco na Paraíba é acompanhada de forma ininterrupta pelo governo do estado - Foto: Secom-PB/Aesa

tags: aesa , agência executiva de gestão das águas , transposição , rio são francisco , eixo leste , monteiro , custódia , joão fernandes da silva , mppb


Da redação com Secom-PB

A quantidade de água do Rio São Francisco que chega à Paraíba deve dobrar até o final deste mês. A informação foi dada pelos engenheiros da estação de bombeamento EBV-4 aos diretores da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) na tarde da segunda-feira (15) durante visita técnica ao sistema do Eixo Leste da Transposição, que fica no município de Custódia, em Pernambuco.

Até a manhã desta terça-feira (16), a vazão que chegava ao Portal das Águas, na cidade de Monteiro, era de 3,78 metros por segundo. “Isso porque apenas uma bomba da EBV-4 está funcionando. A outra está sendo ajustada para começar a operar em breve. Fomos informados de que já foi feito testes sem água, com resultado positivo. Esta semana será feito novos testes, desta vez com água”, explicou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, que visitou as obras da transposição com representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

A vazão das águas da Transposição do Rio São Francisco na Paraíba é acompanhada de forma ininterrupta pelo governo do estado. O monitoramento em tempo real é feito por cinco plataformas de coleta de dados instaladas ao longo do curso do Rio Paraíba. Elas informam, via internet, a quantidade de água que sai da cidade de Monteiro e chega ao Açude Epitácio Pessoa, no município de Boqueirão.

Também na manhã desta terça-feira (16), a plataforma localizada no Açude São José 2, em Monteiro, apresentava 3,67 metros cúbicos por segundo. A medição em Sumé era de 2,75 metros por segundo. Já na cidade de Caraúbas era de 2,71 metros e 2,36 metros por segundo em São Domingos do Cariri. Os dados em tempo real estão disponíveis no site aesa.pb.gov.br.

Boqueirão

O reservatório Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, comporta mais de 411 milhões de metros cúbicos de água e atualmente está com 9,72% da capacidade, o equivalente a cerca de 40 milhões de metros cúbicos. O açude recebe as águas do Velho Chico e abastece Campina Grande e outras 18 cidades do Compartimento da Borborema.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é composto pelos Eixos Leste e Norte e possui 477 quilômetros de extensão. Com 217 quilômetros de canais, este Eixo Leste foi projetado para ampliar a oferta hídrica e garantir abastecimento a cerca de 4,5 milhões de pessoas em 168 municípios nos estados de Pernambuco e Paraíba. É composto por seis estações de bombeamento, cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios – estruturas que cruzam os municípios pernambucanos de Floresta, Betânia, Custódia e Sertânia até chegar a Monteiro (PB). O Eixo Norte, com 260 quilômetros de extensão, beneficiará municípios nos quatro estados contemplados pelo Projeto: Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.