Notícias

Evento será realizado em parceria com a Fundação Espaço Cultural e a Empresa Paraibana de Comunicação por Joel Cavalcanti*

Agosto das Juventudes 2022: Anunciado primeiro Festival Literário

publicado: 13/08/2022 00h00, última modificação: 15/08/2022 09h35
Rafaela_F. Evandro (4).JPG

A aluna Rafaela Silva é egressa do projeto e hoje se tornou monitora; ela encontrou na pintura um refúgio - Foto: Foto: Evandro Pereira

tags: AGOSTO DAS JUVENTUDES , literatura , ARTES

por Sara Gomes*


Na abertura oficial do Agosto das Juventudes 2022, a Secretaria de Estado, da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) anunciou o “Juventudes nas Letras”, primeiro festival literário, que será realizado em parceria com a Fundação Espaço Cultural (Funesc) e Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). Na ocasião também foi lançado o edital Ouse Criar, em que a Sejel ficará responsável pelos egressos da rede estadual de ensino, com o tema Saúde Mental das Juventudes. A abertura aconteceu na manhã de ontem, no auditório da Escola de Serviço Público da Paraíba(Espep), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

O festival literário ofertará mais de 12 mil reais em premiação. Os gêneros literários serão poesia, cordel, conto e crônica. O edital será lançado no dia 17 de agosto.

No mês de agosto, é desenvolvido um calendário de ações voltadas para a juventude em toda a Paraíba. O tema deste ano será Consciência e Arte, trazendo atividades que envolvem inovação tecnológica, cultura e esporte. A secretária executiva da Sejel, Madu Áya, enfatiza a importância de desenvolver atividades voltadas para a juventude. “A gente sabe que a juventude se expressa e externa sua percepção de mundo, principalmente, na parte cultural. Portanto, nosso papel é desenvolver cada vez mais o protagonismo dos jovens”, frisou.

Em sua fala, o presidente da Funesc, Pedro Santos, ressalta a diversidade e qualificação dos gestores que ajudam a construir a política pública do governo. “Basta observar as pessoas que compõem a mesa-redonda de hoje. Todas as ações são frutos, principalmente, da sensibilidade de um governo que olha para a juventude e entende que eles são o futuro”, declarou.

Foi lançado também o projeto “Juventudes na Vila”, que vai disponibilizar aos jovens da rede pública estadual da Região Metropolitana de João Pessoa uma semana de vivência na Vila Olímpica Parahyba, com visitação, orientação nutricional e palestras com atletas de alto rendimento.

O secretário de Estado de Juventude Esporte e Lazer, Zezinho Botafogo, convidou os jovens que estavam no evento a conhecerem a Vila, localizada no Bairro dos Estados. “ É uma vergonha que vocês ainda não conheçam este equipamento público. A Vila tem quase 30 modalidades esportivas. Matriculamos mais de 5.600 alunos da rede municipal e estadual gratuitamente”, afirmou.

O secretário Zezinho do Botafogo assumiu a pasta da Sejel há quatro meses, mas já encontrou políticas públicas bem estruturadas. “O Governo do Estado tem se tornado referência no que se refere à juventude, levando cultura e inovação. Além de ofertar cursos profissionalizantes e apoio aos jovens atletas com o bolsa-esporte”, disse.

Edital do Ouse Criar – Eixo Juventudes é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) e Fundação de Pesquisa da Paraíba (Fapesq). O tema Saúde Mental das Juventudes foi uma demanda estabelecida no período pós-pandemia, que se encontra nas diretrizes do plano. Saúde Mental das Juventudes, dentro do programa Ouse Criar. É uma demanda do período pós-pandemia, e inclusive, se encontra nas diretrizes do Plano Estadual Decenal de Políticas Públicas para Juventude, na Lei 12.290.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 13 de agosto de 2022.