Agricultor indígena adquire trator para ampliar produção agrícola

publicado: 20/09/2019 11h12, última modificação: 20/09/2019 11h12
empaer.jpeg

tags: produção agrícola , trator , Expofeira Paraíba Agronegócios 2019 , Empaer

Foi entregue, nessa quinta-feira (19), na Expofeira Paraíba Agronegócios 2019, em João Pessoa, ao agricultor familiar indígena Edilson Barbosa de Medeiros, residente da Aldeia Monte Mor, no município de Rio Tinto, um trator adquirido junto ao Pronaf Mais Alimentos, cuja proposta de financiamento foi elaborada pelo Empaer, no valor de R$ 143 mil, incluindo a grade aradora, com um prazo de sete anos para pagamento.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer, Jefferson Morais e Keke Rosenberg Monteiro Azevedo, gerente executivo estadual do Banco do Nordeste, além do gerente da Agência Centro responsável pelo atendimento do cliente em Rio Tinto, Tiago Jonathan, estavam presentes na entrega do trator da marca Valtra Cabinado.

Jefferson Morais destacou o apoio que o Governo do Estado disponibiliza, por meio da Empaer, para que agricultores familiares tenham acesso aos equipamentos que possam aumentar a produção agrícola e, consequentemente, melhorar a renda familiar.

O agricultor familiar trabalha com a produção de inhame, maracujá, acerola, banana, milho, macaxeira, batata-doce, entre outras culturas, que comercializa nas feiras livres das cidades de Mamanguape, Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição.

A proposta do Pronaf Mais Alimentos para aquisição do trator e da grade aradora foi elaborada pelo engenheiro Agrônomo Bruno Medeiros Ferreira. O agricultor é assistido pelas equipes da Empaer de Rio Tinto e Baia da Traição. Também é fornecedor de seus produtos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Nacional de Aquisição de Alimentos (PAA).

O Banco do Nordeste que faz o atendimento ao segmento da agricultura familiar, a exemplo do financiamento do trator, tem como base o compromisso para uso adequado dos recursos naturais, disseminação de tecnologias apropriadas e o incentivo à produção de base ecológica, bem como apoio a projetos inclusivos e propulsores da equidade de gênero e da valorização de minorias.

Estande Empaer – No espaço reservado para a Empaer na Exporfeira, os visitantes encontram uma diversidade de informações técnicas sobre atividades agropecuárias, desde a pesquisa, extensão rural e comercialização.

As amostras do algodão colorido orgânico têm chamado a atenção dos visitantes, como também os protótipos de produção suspensas de hortaliças com irrigação econômica. Também um espaço destinado às publicações cientificas do seu corpo de pesquisadores que detalham os projetos estão à disposição dos interessados.

Entre as palestras durante a Expofeira, uma que chamou a atenção foi a do engenheiro de pesca da Empaer, Elton Cunha, ocorrida dentro do Encontro de Produtores da Agricultura Familiar, sobre A importância da Legislação Ambiental de Empreendimentos Aquícolas.