Agricultores de Patos já preparam a plantação

publicado: 20/03/2023 12h51, última modificação: 20/03/2023 12h59
Crença popular diz que se chover no dia de São José, a colheita deve ser farta
Agricultor sertanejo Foto Coordecom Patos.jpg

Para o agricultor, se não chover no Dia de São José, os próximos meses serão ruins de água. Fotos: Coordecom Patos.

por Lusângela Azevêdo*

Entre incertezas e otimismo, produtores rurais fazem o preparo da terra para o plantio dos grãos de feijão, milho e macaxeira neste domingo.

Hoje é comemorado o dia de São José. Conforme a crença popular, se chover no dia do Santo, o inverno deve ser próspero e a colheita farta. A data também marca o período final para se fazer o plantio de grãos de milho, feijão, macaxeira, que serão colhidos no São João.

Em Patos, no Sertão do estado, tratores da prefeitura trabalharam com intensidade para concluir o preparo de solo, mas a falta de chuva tem dificultado.

“A secretaria já concluiu o trabalho em oito comunidades, porém ainda estão faltando sete para finalizar. Porque a gente começa a trabalhar e não tem como concluir por falta de chuva. Sem chuva a terra não dá corte,” explicou o secretário de agricultura Ferré Maxixe.

Diante de tamanha escassez, só resta aos agricultores se apegarem à fé. Atrelada a ela, o agricultor Nilson Alves Trajano prepara o terreno para a plantação de hoje. Com enxada na mão e esperança no coração, ele limpa a terra, pouco mais de um hectare e se põe, solitário, a plantar milho e feijão. Nem mesmo as perdas fazem ele desanimar.

“Desde os meus 12 anos que escuto dos meus avós que se chover no dia de São José o inverno será bom naquele ano. Já se não chover, os próximos meses serão ruins de chuva. Por isso mantenho a fé que teremos chuva para uma boa safra”, previu.

Plantio no Sertão Foto Coordecom Patos.jpg
O Dia de São José também marca o período final para se fazer o plantio de grãos de milho, feijão e macaxeira, que serão colhidos no São João.

O padre Flávio Mamede, vigário da Paróquia Santo Antônio, em Patos, explicou que São José era carpinteiro e como todo artesão vivia da profissão. Entretanto, os artesãos no período da plantação e da colheita trabalhavam na agricultura.

“Por isso, ele é invocado como patrono das chuvas, ou seja, aquele que tirava o sustento do trabalho, cultivando também a terra, intercede pelas chuvas para que também os agricultores tenham o sustento de suas famílias.”

A crença religiosa, contudo, pode também ser explicada cientificamente, já que, de acordo com Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) o período mais chuvoso do Sertão vai de fevereiro até o mês de maio, devido a Zona de Convergência Intertropical.

“Ela se dá com a convergência dos ventos em baixos níveis de Sudeste e de Nordeste, formando uma banda de nebulosidade que circunda todo o globo. E essa banda ela oscila entre o hemisfério Norte e o hemisfério Sul e é justamente nesta época do ano, quando as condições atmosféricas estão favoráveis. Essa zona de convergência migra ao Equador trazendo chuvas, principalmente para o Sertão do estado da Paraíba, explicou a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira.

Ainda de acordo com Marle Bandeira, a previsão é de chuva para o dia de São José, que é comemorado hoje.

*Matéria publicada na edição impressa de 19 de março de 2023.