Meteorologia

Alerta para chuvas intensas na PB

publicado: 04/06/2024 09h19, última modificação: 04/06/2024 09h58
Índices pluviométricos serão mais fortes na Região Metropolitana de João Pessoa e em outras 18 cidades
Imagem3.png

População deve ter cuidado especial com o uso de aparelhos eletrônicos e evitar o tráfego por locais que apresentem alterações nas suas encostas | Fotos: Roberto Guedes

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas que abrangem João Pessoa: o alerta amarelo de perigo potencial e o alerta laranja de perigo de chuvas intensas, ambos até as 10h de hoje. Nas 24 horas entre o fim da tarde do domingo (2) e o fim da tarde de ontem, foi registrada uma média de 44 mm de chuvas. O bairro com maior índice pluviométrico foi o Cuiá, com 49 mm, seguido do Altiplano, com 48,4, e do Grotão, onde choveu 48,2 mm. A menor precipitação foi registrada no Centro, com 38,4 mm.

Nas regiões sob alerta laranja, a previsão de chuva é de 30 mm a 60 mm por hora (ou 50 mm a 100 mm por dia). Isso significa dizer que há riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, em cidades como João Pessoa, Alhandra, Araçagi, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itabaiana, Itapororoca, Jacaraú, Juripiranga, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pitimbu, Rio Tinto, Santa Rita, São Miguel de Taipu, Sapé e Sobrado.

Já o alerta amarelo, de perigo potencial de chuvas, prevê chuvas entre 20 mm e 30 mm por hora (ou até 50 mm por dia), com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades como Alagoa Grande, Alagoinha, Alhandra, Araçagi, Areia, Baía da Traição, Bananeiras, Areia, Bayeux, Belém, Borborema, Caaporã, Cabedelo, Caiçara, Caldas Brandão, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Cuitegi, Curral de Cima, Dona Inês, Duas Estradas, João Pessoa, Guarabira, Gurinhém, Ingá, Itapororoca, Itatuba, Jacaraú, Juarez Távora, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Logradouro, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca e Mogeiro. A lista completa com os outros 30 municípios está disponível no site do Inmet.

Recomendações

As recomendações para enfrentar o mau tempo, de acordo com o Inmet, é evitar usar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas, observar as alterações nas encostas e, se possível, não sair de casa. A Defesa Civil de João Pessoa funciona 24 horas por dia, também aos sábados, domingos e feriados. Caso haja alguma necessidade, a população pode acionar o número (83) 98831-6885 —  também é WhatsApp — ou o 199, que ainda está em fase experimental. Além disso, o serviço está disponível pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e App Store.

Em relação ao trânsito, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) recomenda que os motoristas trafeguem com velocidade reduzida, não transitem por trechos alagados e, principalmente, evitem freadas bruscas. Caso seja necessário, é possível entrar em contato com o órgão pelo Disque Semob (83 3213-7188) ou pelo telefone e WhatsApp (83) 98760-2134.

Danos

As últimas chuvas ocorridas na capital trouxeram prejuízos. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) constatou o desmoronamento de parte do pavimento da ponte localizada na Avenida José Tavares, em Cruz das Armas, além de ter identificado uma árvore com risco de tombar sobre os fios de energia. A Semob-JP foi acionada e realizou o bloqueio parcial da via. A Energisa e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) também foram acionadas.

Referente ao desmoronamento da via, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) explicou que o serviço de reparo da Avenida José Tavares foi iniciado hoje, com previsão de 20 dias para a sua conclusão — a estimativa, porém, vai depender do tempo. Até o fechamento desta edição, a via permanecia bloqueada.