O São João de Bananeiras, uma das festas juninas mais tradicionais da Paraíba, tem seu início marcado para a próxima semana, no dia 14. O município, localizado no Brejo paraibano, é um dos destinos mais procurados pelos turistas durante o período, devido às temperaturas mais amenas e ao clima interiorano.
De acordo com Karina Leon, secretária de Turismo da cidade, a expectativa é de receber 50 mil pessoas por noite durante a programação, que se estende até a véspera de São João, no dia 23, e deve movimentar R$ 50 milhões na economia local. Além dos shows de nomes como Juliette, Flávio José, Magníficos e Xand Avião, o município também foi todo ornamentado para recepcionar, com cor e brilho, forrozeiros de dentro e fora do estado.
“Neste ano, a decoração se concentrará na Praça Epitácio Pessoa e na avenida principal, que é a rodovia PB-103. Usamos cerca de 150 km de bandeirinhas, ou seja, o equivalente a uma distância de João Pessoa a Bananeiras, só de bandeiras. Na parte da iluminação, usamos mais de duas mil lâmpadas, todas de LED. Não temos um tema definido, mas tudo é pensado com muito carinho por Renato Sabino, que é o decorador desta edição”, explicou a secretária, acrescentando que a adoção de lâmpadas LED, uma das novidades do evento, visa trazer mais sustentabilidade e economia para a festa.
A área onde serão realizados os shows do São João de Bananeiras possui um espaço de 41 mil m² e fica localizada às margens da PB-103, no sentido para Dona Inês. O evento é organizado pela Medow Promo, empresa campinense que já promoveu diversas edições d’O Maior São João do Mundo, na Rainha da Borborema.
Apesar das apresentações começarem apenas em 10 dias, as comemorações locais têm ocorrido desde o primeiro dia do mês, quando houve show da Banda Raio de Sol. Com data marcada para o próximo sábado (8), o casamento comunitário é outra atração que antecipará o aguardado evento. Já na Vila Cenográfica, montada no centro de Bananeiras, haverá, durante o mês inteiro, artesãos comercializando produtos locais e recepcionando os turistas.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 04 de junho de 2024.