Notícias

Alunos paraibanos participam de feira de empreendedorismo

publicado: 13/04/2018 00h05, última modificação: 13/04/2018 10h20
Equipe.jpg

Equipe que vai ao Paraná é composta por alunos de Assistente Administrativo, do Centro Brasileiro de Cursos - Foto: Divulgação

tags: empreendedorismo , feira , cebrac


Anézia Nunes

Especial para A União

Usar a casca de banana como substituto da carne para fazer hambúrgueres saudáveis e nutritivos. Essa foi a ideia inovadora de um grupo de quatro estudantes paraibanos do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), que mantém uma unidade em João Pessoa. A equipe é formada por quatro estudantes do curso de Assistente Administrativo, todos do Cebrac. São eles Diego de Santos Vieira, Pedro Kaleb de Oliveira Maciel, Nívea Ruth e Alice costa, todos da capital.

Eles vão participar da Feira Nacional de Empreendedorismo, que acontece no dia 27 deste mês, em Londrina, no Paraná, e que premia os melhores projetos da empresa criados por seus alunos.

Nesta edição, participam 67 grupos finalistas, selecionados ao longo do ano passado em etapas regionais. Os projetos concorrem em três categorias: indústria, comércio e prestação de serviços. O melhor de cada uma das áreas será premiado com R$ 2 mil.

Os alunos de João Pessoa conquistaram sua vaga na final com um inusitado hambúrguer de casca de banana. Feito sem carne e laticínios, o produto aposta tanto no público vegano e vegetariano quanto no crescente número de pessoas que buscam uma alimentação mais natural e saudável, reduzindo o consumo de carne, assim como na iniciativa “Segunda sem carne”.

O projeto prevê a venda da iguaria congelada, em caixas de seis unidades, em redes de mercados e lojas especializadas em produtos veganos e vegetarianos. O objetivo é que eles trabalhem na prática os conceitos aprendidos, como no plano de negócios, conhecimentos de finanças, faturamento, marketing, comunicação, além de trabalho em equipe, liderança e empreendedorismo.

Os jurados especialistas dos três setores vão avaliar os grupos durante o evento, levando em consideração itens como qualidade do produto, layout, elementos de divulgação, postura empreendedora, inovação e preocupação com sustentabilidade.

O evento é gratuito e ocorrerá no Calçadão de Londrina (PR), em frente à sede do Cebrac, das 8h30 às 17h30.

No inicio do curso os alunos tiveram a ideia de fazer uma empresa de segmento, então decidiram que seria alimento saudável, por existir vários fatores benéficos nesse segmento. Foram estudando o que seria inovador dentro deste mercado, de uma forma que trouxesse um custo beneficio baixo, mas que tivesse grande procura e lucratividade.

“Pensamos na casca de banana e continuamos fazendo alguma pesquisa para ver se daria certo incorporar ela. Pesquisamos tudo e trouxemos o primeiro experimento. Vimos que daria um gosto legal, seria lucrativo, com baixo teor de calorias e fomos aprimorando esta ideia”, esclarece Diêgo de Santos Vieira, líder da equipe.

No dia da final da Feira Nacional de Empreendedorismo, apenas o aluno Diego Santos e Pedro Kaleb estão participando, juntamente com a empresa. “Tivemos a orientação da professora Flavia Rocha Lima, aqui no Cebrac, e estamos indo para representar todo o grupo expondo a carne feita à base da casca de banana, e vamos concorrer com todo Cebrac a nível Brasil, nesta feira de negócios”, relate Diêgo.

O aluno Pedro Kaleb espera que esse projeto se concretize. Caso ganhe o prêmio, tem em vista colocar para frente o projeto, que na verdade é onde está a sua maior intenção. Ele disse que não teve esta ideia pensando apenas no prêmio, mas sim em algo inovador.

“Quero que Deus permita e, caso ganhemos a etapa nacional, que possamos abrir este brilhante negócio. Estou me sentido muito bem e na verdade eu viso o prêmio. Vamos em frente, estamos positivos e podemos chegar longe com fé em Deus”, conclui Pedro Kaleb.