Notícias

raízes do brejo

Aniversário marca o desfecho da rota

publicado: 15/12/2025 09h07, última modificação: 15/12/2025 09h07
Pilõezinhos, última cidade a sediar o festival neste ano, celebrará 62 anos de emancipação em meio à programação
Formações rochosas - divulgação prefeitura de Pilõezinhos.jpg

Entre seus principais atrativos, o município apresenta belezas naturais | Fotos: Divulgação/Prefeitura de Pilõezinhos

por Camila Monteiro*

O município de Pilõezinhos, localizado a aproximadamente 100 km da capital paraibana e a cerca de 5 km do Centro de Guarabira, sediará a Rota Cultural Raízes do Brejo, no período de 26 a 28 de dezembro, finalizando a programação deste ano do circuito itinerante. Conhecida por seus engenhos e atrativos em turismo de aventura, a cidade prepara-se para receber um grande público na etapa local do festival.

De acordo com o prefeito Marcelo Matias, Pilõezinhos está pronta para ofertar aos visitantes o que o município tem de melhor. A programação especial vai explorar a cultura local, de modo que os turistas consigam realmente vivenciar as diferentes atrações do lugar. A gastronomia também terá seu espaço reservado na agenda festiva. “Nós nos destacamos com as belezas rurais — que proporcionam trilhas com vários níveis de dificuldade e a prática de rapel nas Pedras do Juá e Paraíso — restaurantes rurais — que trazem como carro--chefe a galinha de capoeira — e dois engenhos produtores de cachaça”, apontou. 

Em suas paisagens, são realizadas trilhas ecológicas e práticas de rapel e tirolesa, como a Pedra do Juá

O gestor ainda ressaltou que a rota cultural contará com atividades esportivas, como o treino para a primeira Corrida de São Sebastião da cidade, na manhã do sábado (27), e a sexta edição do Pedal Raiz, na manhã do domingo (28).

Além disso, para comemorar o aniversário de 62 anos do município, celebrado na mesma data, a noite do dia 27 será animada por um show do cantor e sanfoneiro paraibano Amazan. Outro destaque do evento deste ano será a realização do 1o Festival de Repente com Cachaça, que ocorrerá no dia 28, no Engenho Mariano, fabricante da Cachaça Mariana.

Desenvolvimento local

A Prefeitura de Pilõezinhos preparou-se para recepcionar os visitantes mediante um trabalho conjunto com as secretárias de Cultura e Turismo, Saúde, Educação e Ação Social, incluindo a participação de estudantes e jovens que integram o Centro de Referência em Atenção à Saúde (Cras) da cidade.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Pilõezinhos, Josinaldo da Silva, estar entre os 10 municípios participantes do Raízes do Brejo é um privilégio. “A importância de integrar o Raízes do Brejo é uma oportunidade de apresentar o que o município tem de melhor e contribuir para o desenvolvimento local e regional”, observou.

Visita a engenho e feira de agricultura são alguns destaques

A agenda da rota cultural em Pilõezinhos tem início na tarde de sexta-feira (26), às 13h, com o Fest Idoso, que acontecerá na Praça São Sebastião. A festividade consiste em um encontro de grupos de idosos oriundos de várias cidades, com cada um deles exibindo características de sua cultura local para o público visitante, em uma grande confraternização. Logo em seguida, será aberta a Feira do Agricultor, exibindo e comercializando produtos da agricultura familiar da região. A abertura oficial do Raízes do Brejo no município está prevista para a noite, a partir das 19h. Na ocasião, haverá a performance de artistas da terra.

No sábado (27), a manhã começa com atividade física: às 5h, tem início o treino para a Corrida de São Sebastião — evento esportivo programado para o dia 11 de janeiro de 2026.

Posteriormente, será realizado o hasteamento da bandeira, em comemoração ao 62o aniversário da cidade, seguido de um café da manhã oferecido aos visitantes. Para continuar a agenda de atividades em ritmo de aventura, os turistas poderão participar do rapel na Pedra do Juá, acompanhados por instrutor e embalados por música ao vivo. À tarde, será a vez de o público conferir a final do campeonato municipal de futebol de 2025. E, para animar a noite de aniversário de Pilõezinhos, o cantor Gui Vaqueiro subirá ao palco de atrações musicais, que continuarão com o show do veterano Amazan.

Ademais, o domingo (28), último dia do circuito itinerante, será marcado pelo Pedal Raiz, conhecido evento ciclístico da cidade, e pela edição de estreia do Festival de Repente com Cachaça, no Engenho Mariano.

Reta final

Encerrando sua sétima edição em 2025, a Rota Cultural Raízes do Brejo é uma iniciativa idealizada pelo Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano (FRTSB-PB), que conta com o envolvimento do Governo do Estado e de 10 prefeituras da região, além de instituições parceiras.

A programação do festival é elaborada pelas próprias gestões municipais, com o intuito de oferecer uma ampla gama de atrações para celebrar as riquezas culturais e naturais de cada uma dessas localidades, incluindo apresentações musicais, espetáculos cênicos, experiências gastronômicas e atividades de ecoturismo.

Lançado no dia 16 de outubro, no município de Lagoa de Dentro, o evento deste ano já passou pelas localidades de Alagoinha, Serra da Raiz, Dona Inês, Juarez Távora, Guarabira, Pirpirituba e Belém. Antes de chegar a Pilõezinhos, última parada da itinerância, a rota cultural ainda chegará a Duas Estradas, onde acontece da próxima sexta-feira (19) ao domingo (21).

Assim, o Raízes do Brejo de 2025 aproxima-se de sua reta final, tendo propiciado dias de festa, arte, cultura e diálogo entre cidades vizinhas, promovendo o turismo e as tradições do Brejo do estado.

Atrações incluem construções históricas e evento religioso

Um dos pontos turísticos que integram a agenda da rota cultural em Pilõezinhos é a Pedra do Juá, grande atração da cidade para adeptos do turismo de aventura. Localizada na Serra do Espinho, a formação rochosa, cercada por uma vegetação abundante, possui paredões de até 200 m de altura, que possibilitam a prática de rapel e de tirolesa. O local também atrai apreciadores do turismo religioso, já que conta com um cruzeiro e uma capela. Além disso, é um ótimo lugar para apreciar o pôr do sol na região.

Além do Engenho Mariano, há o Engenho Boa Esperança, ambos produtores de cachaça | Fotos: Divulgação/Prefeitura de Pilõezinhos

Outros pontos que valem a visita para quem vai ao município são o Engenho Boa Esperança, produtor da cachaça Senhora de Engenho, e o casarão antigo que fica no Sítio Lameiro.

O potencial turístico de Pilõezinhos é representado, ainda, por algumas festividades tradicionais do calendário local. Comemorada em janeiro, a Festa de São Sebastião, padroeiro da cidade, é um dos eventos mais aguardados da região, reunindo não só moradores, mas também muitos visitantes, que buscam tanto momentos de oração e fé como o lazer proporcionado pela vasta programação musical. O ápice da festa acontece ao fim das novenas celebradas diariamente, na Igreja Matriz do município, quando devotos do santo homenageado, posicionados em frente ao templo católico, acionam girândolas de fogos ornamentais que iluminam o céu de Pilõezinhos.

A Festa de São João é outra data importante na agenda cultural local, especialmente na Zona Rural, onde a tradição junina é marcada por eventos de muito forró e comidas típicas, como pamonha, pé de moleque, canjica, milho e arroz-doce.

Passado

O município situa-se na Região Metropolitana de Guarabira, com uma população estimada de 5.329 habitantes, de acordo com o Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O nome “Pilõezinhos” foi inspirado nas formações rochosas encontradas no território, cujo formato de pilões — instrumentos muito utilizados nas cozinhas antigas para o esmagamento de grãos de café, milho e outros cereais — fez com que o lugarejo, conhecido até então como Santa Cruz, recebesse essa denominação. 

A queima de fogos é o ápice da Festa de São Sebastião

O povoado surgiu a partir da construção de uma capela simples, em torno de 1856, local em que colonizadores holandeses levantaram um cruzeiro de madeira. O lugar virou, então, ponto de encontro de orações para aqueles que moravam pela região.

Em 5 de dezembro de 1951, o pequeno vilarejo foi elevado à condição de distrito de Guarabira, permanecendo assim até 27 de dezembro de 1963, quando a Lei nº 3.128 o desmembrou politicamente daquela cidade, instituindo-o como um município independente.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de dezembro de 2025.