Notícias

Estado aguarda as orientações do Ministério da Saúde para inserir a nova faixa etária na campanha de imunização

Anvisa autoriza aplicação de vacina da Pfizer em crianças

publicado: 17/12/2021 08h54, última modificação: 17/12/2021 08h54
2021-11-09t203024z_980799345_mt1sipa0004q5ry0_rtrmadp_3_sipa-usa.jpg

O uso do imunizante da Pfizer contra a Covid-19 foi liberado para crianças com idade entre 5 e 11 anos de idade. Foto: Agência Estado

tags: Anvisa , vacina , Pfizer , crianças , Covid-19

por Ítalo Arruda*

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, ontem, o uso do imunizante da Pfizer contra a Covid-19 em crianças com idade entre cinco e 11 anos. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) aguarda as orientações do Ministério da Saúde para inserir a nova faixa etária na campanha de vacinação que vem sendo realizada na Paraíba. As Secretarias de Saúde de João Pessoa e Campina Grande também esperam o parecer técnico da pasta para definirem os próximos passos nos respectivos municípios.

O secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, comemorou a aprovação da Anvisa e afirmou que aguarda a nota técnica do Ministério da Saúde para elaborar um calendário e iniciar a vacinação do público infantil com o imunizante da Pfizer.

“Essa é uma decisão muito importante para ampliar ainda mais a vacinação contra a Covid-19 em todo o país. Toda a deliberação e as orientações sobre como será essa cobertura, bem como as doses [do imunizante] chegarão nos próximos dias”, afirmou Beltrammi.

A decisão da Anvisa foi anunciada após análise técnica do pedido e dos estudos realizados pela farmacêutica. A agência avaliou os estudos apresentados pela Pfizer durante um período de 21 dias. A eficácia, de acordo com os resultados do ensaio clínico realizado com 2.268 crianças, é de 90,7%. A Anvisa também sugeriu que a vacinação deste público seja realizada separadamente dos demais grupos.

A dosagem a ser aplicada nas crianças entre cinco e 11 anos será menor – o equivalente a um terço da dose aplicada no público adulto. Segundo a Pfizer, os estudos de fase 1 e 2 mostraram que a dosagem de 10 microgramas “foi o suficiente para gerar altos títulos de anticorpos com perfil de segurança bastante favorável para a população pediátrica”.

De acordo com a Anvisa, a chegada das doses de vacina aos postos de vacinação depende da logística de distribuição do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, responsável por coordenar o repasse dos imunizantes para os estados. Além disso, a pasta deve adquirir novos imunizantes, pois os que já foram comprados servem apenas para pessoas acima de 12 anos.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou uma nota de apoio à decisão da Anvisa na qual destaca que o imunizante para esta faixa etária já foi autorizado por outras agências reguladoras no exterior.

“Aguardamos também, com expectativa, o processo de avaliação da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, para a vacinação de crianças de três a 11 anos, já amplamente utilizada em outros países”, diz trecho da nota. O documento afirma ainda que o público entre cinco e 14 anos “é o mais afetado pela nova onda de Covid-19 na Europa” e que “a vacinação de toda a população brasileira é urgente”.

Até o fechamento desta edição, o Ministério da Saúde ainda não havia se pronunciado.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 17 de dezembro de 2021