Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Apenados de Patos participam de projeto de reflorestamento cultivando mudas de espécies nativas da caatinga

Notícias

Apenados de Patos participam de projeto de reflorestamento cultivando mudas de espécies nativas da caatinga

por publicado: 15/04/2021 09h02 última modificação: 15/04/2021 09h02

A cidade de Patos e municípios vizinhos serão beneficiários de uma ação ambiental importante, que contará com a participação de apenados da Penitenciária Padrão Romero Nóbrega: o plantio de mudas de árvores nativas da região, sobretudo do bioma caatinga. O projeto de reflorestamento, que ajuda na reintegração social de pessoas privadas de liberdade, é uma parceria da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Patos, por meio do Departamento de Engenharia Florestal. 

A supervisão do projeto é da professora Patrícia Carneiro Souto, que coordena o viveiro, e de Manoella de Queiroz Rodrigues Limeira, secretária do Meio Ambiente da Prefeitura de Patos. A princípio o projeto vai trabalhar com as espécies nativas Juazeiro (Sarcomphalus joazeiro (Mart) Hauenschild); Ipê roxo (Handroanthus impetiginosus (Mart Ex DC.) Mattos; Catingueira (Cenostigma bracteosa (Tul.) L.P. Queiroz).

Na própria unidade prisional, quatro apenados selecionados já trabalham na quebra da dormência das sementes e plantio destas, culminando com o surgimento das mudas das plantas. Os reeducandos envolvidos no projeto estão cultivando um pomar com as espécies furtíferas: goiaba, graviola, laranja, limão, acerola, pinha e pitanga, frutas que fortalecerão a qualidade nutricional das refeições diárias.

O secretário da Administração Penitenciária, Sérgio Fonseca, parabenizou a iniciativa da direção do Presídio Romero da Nóbrega pela relevante ação no campo ambiental. “Contribuir com o reflorestamento de áreas em Patos e outras cidades circunvizinhas, tendo a UFCG e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente como parceiras, é gratificante para a Seap pela dimensão da causa e pela inclusão social de pessoas privadas de liberdade. Tal ação é mais um resultado que está de acordo com o que estabelece o Planejamento Estratégico da Secretaria da Administração Penitenciária, ou seja, somar esforços, buscar parceiros e promover a reinserção social de pessoas”, pontuou.

 

O gerente executivo da Ressocialização, João Sitonio Rosas, assegurou que a GER apoia integralmente o projeto e já está envolvida nesta nova ação de inclusão social. 

O diretor da Penitenciária Romero Nóbrega, Manoel Eudes Osório, agradeceu as parcerias e o apoio da Seap e afirmou que a equipe da unidade prisional está empenhada na ação que pode fazer a diferença na caatinga da região a médio e longo prazo e que os apenados selecionados estão abraçando a ideia com entusiasmo. Adiantou que outras iniciativas visando a reintegração social dos presos estão sendo elaboradas. 

         

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41