por Juliana Cavalcanti*
A Prefeitura Municipal de Araruna realiza, amanhã, o lançamento do Plano Estratégico do Turismo do município. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Availdo Azevedo, esse é o primeiro plano voltado ao turismo, com estratégias e ações que irão auxiliar, organizar e melhorar o turismo da cidade.
Para ele, o Plano Estratégico simboliza um progresso para o turismo regional porque é um instrumento capaz de orientar a administração pública na tomada de decisões precisas para o desenvolvimento do setor. “O turismo está começando a se desenvolver de forma bastante acentuada e precisamos de planejamento para dar continuidade a esse processo. Esse documento é fruto de várias reuniões. Foram cerca de 20 horas de diálogos envolvendo o poder público municipal, setores de comércio, hotelaria e a comunidade em geral. A partir daí, foi formatado o nosso plano”, descreveu Availdo Azevedo. Ele destacou que o plano foi expresso em um documento cujo objetivo é organizar o turismo de Araruna para o futuro, formalizando as questões relacionadas ao setor. Para a sua elaboração, foram ouvidos todos os setores da comunidade. Por isso, o vice-prefeito reforçou que o processo se baseou nas vocações turísticas de Araruna, nas potencialidades e demandas locais.
O secretário informou ainda que o Plano apresenta ações a serem cumpridas a longo prazo através de um calendário de ações proposto pelos organizadores do documento, cujas demandas previstas devem ser obrigatoriamente executadas pela Prefeitura municipal pelos próximos anos.
Portanto, considera que o trabalho irá ocorrer a partir de uma ferramenta na qual a gestão pública poderá nortear suas ações. “Havia uma grande necessidade de planejamento para que pudéssemos oferecer os atrativos turísticos de Araruna de uma forma conivente com os nossos visitantes. Hoje, recebemos em Araruna não só turistas da Paraíba, mas também de outros estados e já começamos a receber público de todo o Brasil”, defendeu Availdo.
O lançamento do Plano Estratégico do Turismo é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Araruna e ocorre no ginásio O Raulzão, sendo aberto a toda a comunidade, imprensa e municípios vizinhos.
A programação prevista é direcionada a agentes de órgãos públicos do governo estadual, secretários e prefeitos de municípios vizinhos, condutores de turismo, além de jornalistas e empresários.
As atividades terão início às 9h e a programação do sábado inclui palestras alternadas com atrações de artistas locais, além de estandes e barracas disponibilizados aos empresários para que exponham os seus principais produtos aos visitantes. O prefeito Vital Costa afirma que a criação e desenvolvimento do Plano Municipal de Turismo representa um marco para a cidade e chega em um momento oportuno, pois o turismo se encontra em um cenário próspero e cheio de oportunidades de crescimento.
Turismo de aventura
Araruna é uma cidade conhecida pelo turismo de aventura, ecológico, de natureza, pois inclui locais mais rústicos e naturais, entre os quais se destaca o Parque Estadual da Pedra da Boca. Porém, o secretário acrescenta que outros atrativos vêm sendo desenvolvidos, como os casarios históricos e os canions do Macapá.Por isso, afirma que o lançamento desse sábado pretende trazer um maior entendimento acerca da relevância do turismo e do planejamento de ações para o setor.“É importante que a população possa trabalhar esse sentimento de pertencimento. É preciso a ação integrada de todos os setores da comunidade principalmente o comércio, hotelaria e gastronomia”, finalizou o secretário.
Potencial turístico
O Governo do Estado também estará presente no evento, através da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), e segundo a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o lançamento consiste em uma série de atividades. “Como órgão de promoção de destino, atuamos na divulgação das cidades turísticas. Então, levaremos alguns jornalistas para conhecer não só o novo plano que será apresentado pela Prefeitura de Araruna, mas um pouco da cidade e seus atrativos”, explicou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 25 de março de 2022