Zé Marcolino

Arte urbana exalta ícone paraibano

publicado: 15/05/2024 08h47, última modificação: 15/05/2024 11h19
Vencedora do Concurso Arte e Grafite, obra de Thaynara Negreiros vai decorar sede da Rádio Tabajara
Montagem para pagina 8.jpg

Montagem revela como ficará o muro frontal da EPC com o projeto vencedor da competição cultural promovida pela empresa | Imagem: Thaynara Negreiros

por Anderson Lima (Especial para A União)*

Thaynara Negreiros Araújo, conhecida pelo nome artístico de Thaynha, é a vencedora, entre 14 inscritos, da 6a edição do Concurso Arte e Grafite, que vai dar “cara nova” à sede da Rádio Tabajara, na Avenida Pedro II, em João Pessoa. O objetivo da iniciativa é valorizar a arte de rua e divulgar o grafite para a população, principalmente em memória aos ícones culturais que marcaram a história do estado.

Para produzir sua obra, a vencedora deste ano se inspirou no compositor e músico Zé Marcolino, paraibano de Sumé, e sua canção “Pássaro Fura-Barreira”. Reunindo cores, formas e referências ao cenário interiorano da Paraíba, além da ave que dá nome à música, a arte elaborada por Thaynara começará a ser aplicada no muro frontal da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), sede da Tabajara, no próximo dia 22, com finalização prevista para 21 de julho. Ao todo, a obra cobrirá um espaço de, aproximadamente, 24 m de comprimento por 2,20 m de altura, apresentando ainda um QR Code para que os transeuntes possam conhecer a canção de Zé Marcolino.

Esse projeto é essencial. Não apenas nós, artistas, ganhamos com isso, mas a população, a cidade e o turismo   --   Thaynara  Negreiros

A escolha da obra vencedora foi feita por uma comissão julgadora, formada por Daniel Álvares Lourenço, professor do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico do Instituto Federal da Paraíba (IFPB); Maurice Monteiro Quaresma, gerente operacional de Artes Visuais da Fundação Espaço Cultural (Funesc); e Jéssica Gomes de Andrade, publicitária da EPC. Eles avaliaram todos os trabalhos enviados para o concurso a partir de diversos critérios, como originalidade, criatividade, acabamento, qualidade técnica e conformidade com o tema proposto.

Graduada em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Thaynara explica que seu processo de criação para a competição foi intenso e caótico: ela passou 15 dias tentando compreender a música que a inspirou, imaginando cenários e buscando referências visuais para aplicar ao projeto. “Foi um processo difícil. Quando o edital estava para encerrar, resolvi fazer um esboço do zero, que foi esse que venceu. Tudo isso foi devido à imersão que fiz, de entender de onde veio Zé Marcolino. A criação visual e mental que eu tive foi um processo de longos dias, então, estou muito feliz que tudo saiu 100%”, comemora.

Natural de Campina Grande, a artista trabalha há 10 anos com grafite, área em que sempre quis atuar, apesar de confessar que não enxergava possibilidades de explorá-la comercialmente na região. “Atualmente, vivo somente do meu trabalho. Consegui, junto ao grafite, conhecer outros estados, representar a Paraíba em eventos internacionais e nacionais”, conta Thaynara. Por fim, ela ressalta a importância de iniciativas como o Concurso Arte e Grafite: “Esse projeto é absolutamente essencial, temos muitos artistas independentes na cena do grafite. Ainda não temos a visibilidade necessária e desejada. Acredito que não apenas nós, artistas, ganhamos com isso, mas também a população, a cidade e o turismo. Deveria ser uma iniciativa adotada por várias outras instituições”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de maio de 2024.