Muita adrenalina, emoção, gastronomia e um mergulho na riqueza cultural. Assim é Itatuba, município localizado no planalto da Borborema, distante apenas 52km de Campina Grande, sede do Segundo Museu de Oratórios no Brasil. É um convite ao lazer nas áreas da pesca, turismo e cultura popular. Há registros de Objeto Voador Não identificado (Ovni) e curiosidades arqueológicas.
No último sábado, a cidade realizou 1º Turismo em Ação, um mix de esporte, cultura e lazer começando pela barragem de Acauã com uma série de atividades. E foi com o objetivo de conhecer esse potencial turístico que a Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, através da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em parceria com a prefeitura municipal, realizou o Fampress ‘Descubra Itatuba’.
Seguindo o roteiro, jornalistas do turismo e influenciadores digitais foram recebidos pelo prefeito Josmar Lacerda de Itatuba e pelo secretário de Turismo, Ronaldo Andrade Filho, com um café da manhã na Barragem de Acauã, e, em seguida, participaram da demonstração de esportes náuticos, rapel e ciclismo. Mas o que mais chamou atenção dos jornalistas foi o Mosteiro Mãe da Ternura, construído em 2000, um complexo turístico com igreja, de propriedade do Monsenhor Jaelson Andrade, espaço para eventos, hotelaria e restaurante.
O mosteiro possui um riquíssimo acervo cultural, sendo sede do Museu Municipal, que guarda relíquias da história de Itatuba, e também uma biblioteca. No local, o destaque maior é o segundo Museu de Oratório do Brasil, guardião de peças em todos os estilos com santos em madeira. Também há uma galeria de artes que homenageia o artista plástico itatubense Rodrigues Lima.
Os encantos e mistérios da cidade agradam não apenas visitantes, mas também os próprios moradores. Mas, Itatuba é também fonte de pesquisas arqueológicas, pois guarda registros de civilizações antigas encontradas na zona rural da cidade. O município possui setes sítios arqueológicos.
Riqueza arqueológica
Falando sobre as potencialidades do município, o prefeito Josmar Lacerda destacou as riquezas arqueológicas. “A maioria das inscrições é semelhante às Itacoatiaras do Ingá, são inscrições rupestres em relevo talhado, atribuídas à pré-história. Também há pinturas de origem indígena. A maior parte dessas ocorrências fica na região de alto relevo da cidade, que compreende os distritos de Serra Velha e Oiti”, explicou o gestor.
Barragem impulsiona turismo de aventura
A grandeza da construção da Barragem de Acauã faz repercutir sobre a região em todos os seus aspectos, levando em conta a otimização do abastecimento de água das cidades, vilas, distritos e povoados. Além disso, o uso da água em atividades econômicas realizadas pela população ribeirinha desta região possibilita a sustentabilidade econômica através da pesca realizada diretamente no açude e no leito do rio perene.
Atualmente, o município quer desenvolver cada vez mais a prática de esportes náuticos na barragem e fazer disso uma referência de turismo no local. O secretário de Cultura e Turismo da cidade, Andrade Filho, falou sobre o potencial turístico da Barragem de Acauã. “Acauã é o quarto maior manancial da Paraíba, e a gente não utilizava para a prática de esportes, para o turismo. Agora nós estamos com a canoagem, que é um esporte olímpico. Quem sabe não pode surgir lá um campeão olímpico?”
Seguindo o roteiro do Fampress ‘Descubra Itatuba’, a equipe foi fazer um city tour para conhecer pontos históricos e de destaque no centro da cidade. A visita foi iniciada na Igreja do Rosário, conhecida como “a charmosa da cidade” por ser pequena e possuir detalhes em sua arquitetura com traços do estilo barroco. Ela fica localizada no Centro Histórico de Itatuba, em frente à praça Zacarias Dias. Sua construção data de 1925, e parte de seu piso ainda é original.
A Igreja Matriz de Santo Antônio, criada em 1825, tem uma beleza tanto na parte externa quanto interna. Nela ainda existem algumas curiosidades, a exemplo da “caixinha das almas”, onde o cristão pode doar um dinheiro a qualquer hora. A abertura da caixinha fica localizada no lado direito da Igreja, próxima à porta e o cofre fica por dentro (no seu interior). Outra curiosidade é a existência de anjo em um dos altares, que quando o visitante deposita uma moeda, a imagem agradece balançando a cabeça.
Itatuba proporciona a contemplação de seus casarios históricos do Centro. São casas seculares que retratam uma cidade tranquila, com a praça arborizada. Nesse cenário se destaca o antigo Cinema Santo Antônio, com seus traços na fachada em art déco. Conservado no seu estilo por fora, ele é aproveitado internamente para eventos, contendo refrigeração e poltronas confortáveis, iluminação e som. O cinema foi criado no ano de 1961, depois da emancipação política da cidade.
Uma gostosura de lugar é como podemos definir o Lucy Bistrô. O local gastronômico de referência na cidade foi idealizado pelo guia turístico e empresário Alan Andrade. Ele sentiu a necessidade de oferecer uma gastronomia de excelência no município, passando a servir café, almoço e jantar, além de lanches e espaço para pequenas confraternizações. O equipamento turístico foi inaugurado há um ano e leva o nome da mãe dele, sendo inaugurado na data do aniversário dela, confeiteira e casamenteira da cidade.
Saiba Mais
Os interessados em conhecer Itabuba podem entrar em contato pelos canais de comunicação da cidade, falando com o condutor local Diego Ferreira (9 8120. 7839) ou por meio do Instagram (@seturitatuba). Mais informações: https://itatuba.pb.gov.br/historia
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 23 de maio de 2023.