Notícias

Banco de leite materno reforça pedidos de doação no Carnaval

publicado: 08/02/2018 07h36, última modificação: 08/02/2018 07h36
08-02-2018-F-leite.jpg

As doações de leite materno podem acontecer normalmente no período de Carnaval - Foto: Secom-PB

tags: banco de leite anita cabral , doação leite materno , carnaval , saúde


Redação com Secom-PB

As doações de leite materno tendem a diminuir nesta época, especialmente entre o fim de ano e o Carnaval, contribuindo consequentemente para a redução do estoque de leite nos serviços de saúde. Com o objetivo de manter o estoque e captar novas doadoras, o Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral está reforçando o pedido de doações.

A diretora do Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, explica que “até o momento não houve queda significativa na coleta realizada pelo banco, entre dezembro e janeiro, o que geralmente ocorre neste período, sendo assim, os bebês internos na unidade neonatal da Maternidade Frei Damião estão assistidos com leite humano, dentro dos critérios de prioridade. No entanto, existe uma rede de serviços, tanto na capital quanto no interior do estado que precisa também de abastecimento e suporte do leite materno”, explicou.

Thaise Ribeiro detalhou ainda que, por se tratar de um centro de referência, o Banco de Leite Humano Anita Cabral dá suporte a outras unidades hospitalares quanto à distribuição de leite pasteurizado, especialmente sendo laboratório de referência para os postos de coleta de leite materno da capital e da Grande João Pessoa.

A diretora destacou a importância de manter a rede de serviços integrada e por esse motivo orienta que cada posto de coleta faça sua parte e mantenha seus estoques abastecidos, para ofertar um leite de qualidade e acessível a todos os usuários. “Nesse sentido, as campanhas de doação devem abranger todas as unidades do litoral ao sertão e neste trabalho a população ocupa papel fundamental, colaborando com os serviços da região onde reside”, lembrou Thaíse.

De acordo com a diretora, em casos de viagens, as doações podem acontecer normalmente. As mães devem entrar em contato com um dos serviços mais próximo de onde estiver para solicitar a visita da equipe e realizar a doação. O leite coletado é distribuído aos recém-nascidos, especialmente os prematuros de baixo peso, que apresentam forte vulnerabilidade imunológica.

“É importante destacar que o banco de leite funciona em regime ambulatorial, seguindo os decretos estaduais de feriado e ponto facultativo, porém os postos que funcionam em unidades hospitalares, trabalham em regime de plantão e podem atender as mulheres que necessitam de assistência em amamentação no período de feriados prolongados.

Para ser doadora, a mulher deve estar amamentando, ser saudável e ter produção de leite maior que a necessidade do bebê. A doadora deve entrar em contato com uma das unidades distribuídas em todo o estado ou com o Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, pelo telefone (83) 3215-6047. Uma equipe vai até a casa da doadora para entregar o material para a coleta e as orientações necessárias para doar o leite.

Banco de Leite

O serviço foi implantado em1987. É um centro especializado, responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta do excedente de leite da nutriz, pelo processamento, controle de qualidade e distribuição aos recém-nascidos prematuros e com baixo peso. Os Bancos de Leite funcionam em horário ambulatorial das 8h às 17h e os Postos de Coleta funcionam todos os dias, inclusive nos feriados em regime de plantão das 7h às 19h.