A rodovia PB-018, no trecho que liga BR-101-Conde-Jacumã, com 16,8 quilômetros de extensão, continua em fase de obras de restauração pelo governo do estado. No entanto, para oferecer uma melhor orientação e segurança ao grande número de motoristas que se deslocarão para as praias do Litoral Sul durante o período de Carnaval, o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) determinou a colocação da sua sinalização horizontal, mesmo antes do término da obra.
Com a obra de restauração quase concluída, o gerente de Obras do DER, engenheiro Aluízio Lucena Júnior, disse que vários trechos da rodovia já estão com seu revestimento novo, sendo 2,6 quilômetros da BR-101 à entrada da cidade do Conde, outro de 1,6 quilômetro depois da cidade e mais um grande trecho ligando o Distrito de Gurugi até a entrada de Jacumã. A travessia da cidade do Conde e mais um trecho de 5,2 quilômetros, nas proximidades do Distrito de Gurugi, são os únicos que ainda não receberam o revestimento, o que acontecerá logo após o Carnaval.
Na rodovia Conde-Jacumã, como nas demais do litoral, o DER vai utilizar sua patrulha rodoviária na fiscalização do trânsito durante os festejos do Carnaval, com o uso inclusive de bafômetros, num trabalho em conjunto com equipes da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal, para oferecer o máximo de segurança nas estradas aos seus usuários.
O investimento com a restauração da rodovia do Conde, com recursos próprios, é de R$ 10,5 milhões. A obra beneficia uma população de 50 mil habitantes, além de milhares de turistas que frequentam as praias do Litoral Sul do estado - Jacumã, Tambaba, Praia do Amor. Carapibus I e II e Tabatinga I e II - todas contempladas pelo governo do estado com pavimentação e recentemente inauguradas pelo governador Ricardo Coutinho(PSB).
A PB-018 foi pavimentada pela primeira vez em 1982 e recebe agora um projeto com características novas, tendo alargamento da plataforma da rodovia entre a BR-101 e a cidade do Conde para dez metros, recapeamento asfáltico total da pista de rolamento e dos acostamentos em CBUQ e plataforma da pista de oito metros.
Para a execução da obra, a empresa contratada CLC executou serviços de terraplenagem em cortes e aterros, implantação do sistema de drenagem para águas pluviais e subterrâneas, sub-base, sinalização horizontal, vertical e turística, reciclagem de base com adição de brita e revestimento em CBUQ.