Notícias

FERIADÃO

Bancos fecham, amanhã e quinta-feira, em Campina Grande

publicado: 10/10/2023 09h51, última modificação: 10/10/2023 09h52

por Giovannia Brito*

Campina Grande se prepara para um ‘super feriadão’. Já a partir de amanhã, órgãos públicos, instituições particulares, agências bancárias, escolas, universidades e shoppings não funcionam, em detrimento ao aniversário de 159 anos de emancipação da cidade e na quinta, feriado da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Além disso, muitas pessoas poderão não comparecer ao trabalho na sexta-feira, visto o ponto facultativo decretado, é o caso das repartições públicas estaduais. Algumas escolas particulares também decidiram por antecipar o dia do professor (dia 15) para a sexta-feira.

Entre os que vão folgar amanhã e quinta-feira, estão os bancários da Rainha da Borborema. As pessoas que têm algo para resolver nos bancos devem se antecipar, pois eles só retomam as atividades na sexta-feira, conforme o Sindicato dos Bancários de Campina Grande e região. Nesses dois dias sem expediente, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, como de costume, bem como os canais digitais e remotos de atendimento. Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento nos feriados poderão ser pagos, sem acréscimo, na sexta-feira.

Na área da educação, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) só terá expediente até hoje, retornando na segunda-feira. “Determinar ponto facultativo para toda a instituição no dia 13 de outubro, antecipando as comemorações do Dia do Professor, seguindo as disposições do ponto facultativo estabelecido pela portaria número 508/2023/Sead”, cita a portaria assinada pela reitora Célia Regina Diniz.

Até o fechamento da matéria a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ainda não tinha decisão tomada quanto ao funcionamento na sexta-feira.

Comércio preocupado

Por conta do feriadão, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), tem mostrado preocupação com relação à queda do consumo. Já a partir de hoje, um número significativo de campinenses deve deixar a cidade em direção ao Litoral paraibano, cidades do interior, e também para outros estados vizinhos.

Para tentar atrair o consumidor, tanto o que deve permanecer na cidade, como quem pretende viajar, a entidade está fazendo uma campanha para que comprem no comércio local antes da saída de Campina Grande.

Aos que vão ficar, a CDL está anunciando a promoção da ‘Festa das Crianças’, que será realizada no Centro da cidade, um evento gratuito e aberto a todos que quiserem se divertir com as diversas atrações preparadas especialmente para o público infantil.

Essa festa acontecerá das 9h às 17h, e conforme a CDL, a área central da cidade, onde funciona a maioria das lojas do setor varejista, será transformado em espaço de lazer e cultura, com a apresentação de bandas marciais e fanfarras de Campina Grande e de outras cidades da região, além de artistas circenses, palhaços e personagens de desenhos animados.

As crianças também poderão brincar nos brinquedos infláveis e piscinas de bolinhas. Também serão oferecidos lanches, com distribuição de pipoca, salgadinhos, algodão doce e outros.

As lojas estarão funcionando normalmente durante todo o dia. Conforme a CDL, iniciativa visa estimular a economia local e oferecer mais opções de lazer para a população.

Para garantir a segurança e a organização do evento, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) vai interditar as Ruas Cardoso Vieira, Venâncio Neiva, Semeão Leal e Monsenhor já na noite de hoje, para que seja montada toda a estrutura de palco, brinquedos e som.

Saiba mais:

Shoppings

• Os shoppings da cidade têm funcionamento alterado nesses dois dias de feriado. O shopping Popular Edson Diniz e o Cirne Center não estarão abertos amanhã e quinta-feira, retomando as atividades na sexta-feira.

Já o Partage, Catolé, principal shopping da cidade, estará funcionando normalmente durante o feriadão. As lojas, quiosques e praça de alimentação funcionarão das 10h às 22h.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 10 de outubro de 2023.