Notícias

novas regras

Bica é reaberta após reforço na segurança

publicado: 19/12/2025 08h26, última modificação: 19/12/2025 08h26
SEMAM_Reabertura_da_Bica_Foto_Kleide_Teixeira_13-600x400.jpg

Dias de visitação foram reduzidos para garantir mais tempo de zeladoria e manutenção | Foto: Divulgação/Secom-JP

Após a adoção de uma série de medidas estruturais e operacionais, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa reabriu, ontem, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), que estava temporariamente fechado após um grave incidente ocorrido no recinto da leoa Leona, que resultou na morte do jovem Gerson de Melo, de 19 anos.

A retomada do atendimento ao público ocorre com mudanças significativas, entre elas a alteração nos dias e horários de funcionamento. O parque passa a abrir de quarta a domingo, das 9h às 16h, como forma de garantir maior controle, segurança e organização do espaço.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, detalhou as medidas adotadas para assegurar a proteção das pessoas e dos animais. “Reforçamos os procedimentos de segurança, contamos com o apoio da Guarda Municipal, implantamos monitoramento por câmeras com inteligência artificial do programa João Pessoa Smart City, intensificamos as ações de educação ambiental e o disciplinamento do uso do parque. Também reduzimos os dias de funcionamento para que possamos ter mais tempo dedicado aos trabalhos internos de zeladoria, manutenção e reforço da segurança”, explicou.

O gestor acrescentou que também foram ampliados os avisos educativos e a sinalização dos recintos, além da regulamentação do uso do parque e do aperfeiçoamento da equipe técnica. “Estamos trabalhando no fortalecimento de todo o corpo técnico para oferecer um serviço de qualidade à população, que também precisa colaborar para a preservação desse espaço”, ressaltou.

Welison Silveira destacou, ainda, a importância da colaboração dos visitantes. “A população precisa seguir as normas, atender às orientações da equipe técnica, respeitar as sinalizações e os horários de funcionamento. Precisamos da compreensão da sociedade, inclusive da vizinhança, pois o parque precisa permanecer fechado em determinados períodos para a realização dos trabalhos internos”, enfatizou.

As medidas adotadas seguem recomendações de órgãos públicos, como o Ministério Público da Paraíba (MPPB), a Comissão Especial da Câmara Municipal de João Pessoa, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a Vigilância Sanitária e a Guarda Civil Metropolitana.

Medidas e recepção

Intervenções foram intensificadas para prevenir situações de fatalidade, como a ocorrida em 30 de novembro, e garantir a integridade de visitantes, servidores e animais. Entre as providências implementadas, estão o reforço das barreiras físicas de proteção, a readequação dos percursos de visitantes, o fortalecimento da vigilância permanente, a definição de protocolos específicos para recintos de animais silvestres — especialmente felinos —, além do aprimoramento das rotinas de manejo e do bem-estar animal.

A diretora do parque, Milenna Simões, convidou a população a retornar ao espaço. “Estamos reabrindo a nossa Bica depois de 17 dias. Fizemos um trabalho intenso para receber os visitantes. O parque já está movimentado e esperamos todos para contemplar esse espaço maravilhoso e viver momentos incríveis e emocionantes”, afirmou.

Entre os visitantes, Vivian Silveira Ribeiro Borba esteve no parque acompanhada do filho Noah, de cinco anos. Ela contou que a criança estava ansiosa para rever a leoa Leona. “Nós sempre visitamos o parque, já faz parte da nossa rotina. Meu filho ficou muito triste no período em que o espaço esteve fechado. Conversamos sobre o que aconteceu para que ele entendesse. Somos apaixonados por animais e hoje é um momento de muita alegria e emoção voltar a passear aqui”, relatou.

Serviço

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara está localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n, no bairro do Roger. A taxa ambiental custa R$ 3. Crianças de até sete anos, pessoas com deficiência e idosos acima de 60 anos têm entrada gratuita.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de dezembro de 2025.