A capital paraibana foi uma das cidades escolhidas para integrar o circuito Natal Oxente deste ano, uma celebração cultural que conta a história do nascimento de Jesus Cristo de maneira única, com forte inspiração na cultura nordestina. A apresentação em João Pessoa acontecerá no próximo sábado (20), a partir das 19h, na Praça Dom Adauto, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Centro Histórico. O público poderá acompanhar a programação gratuitamente, mas a organização sugere que os interessados levem 1 kg de alimento não perecível para ser doado a famílias em situação de vulnerabilidade social.
O Natal Oxente, que já soma 19 anos de existência, une dança, teatro e música, com homenagem a manifestações populares do Nordeste, em uma performance para espectadores de todas as idades. A narrativa retrata o nascimento de Jesus Cristo sob a perspectiva de um garoto nordestino, destacando elementos regionais. Por isso, o espetáculo inclui movimentos tradicionais, como cavalo marinho, reisado e pastoril, além de um renovado Auto de Natal, com influências do movimento armorial, fundado pelo escritor e intelectual paraibano Ariano Suassuna.
O encerramento da apresentação é marcado pelo “Natal Sanfonado”, um grande show musical que apresenta canções natalinas clássicas, interpretadas por artistas vinculados ao forró tradicional. Em João Pessoa, cantores como Fabiana Pimentinha, Rogério Rangel, Seu Januário e André Macambira farão parte do concerto.
“A cultura nordestina é muito rica em vários aspectos. Entendemos que, por meio do fomento no setor, colaboramos com a transformação social das pessoas envolvidas direta e indiretamente, além de impactar os setores produtivos”, destacou Júlio Leal, organizador do Natal Oxente.
Itinerário
O circuito já passou por Caruaru (PE), no dia 6 de dezembro, e seguiu para Gravatá (PE), onde se apresenta hoje. Amanhã, antes de desembarcar na capital, chega em Campina Grande. A etapa de 2025 do evento será finalizada com uma apresentação em Recife (PE), no domingo (21).
O evento é uma realização da Inove Soluções Comerciais, com o patrocínio do Brasilcap. e conta com o apoio de parceiros como o Comitê de Fomento do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Comitê PHPB), além do Ministério da Cultura (Minc).
Inédito
Esta será a primeira vez que Campina Grande recebe o espetáculo, que já foi apresentado, em outras passagens pelo estado, nas cidades de João Pessoa e Cabedelo. A performance na Rainha da Borborema ocorrerá às 19h de amanhã, em frente ao Museu dos Três Pandeiros, às margens do Açude Velho. Os artistas Capilé e Gitana Pimentel integram a programação musical do espetáculo.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de dezembro de 2025.