Militares realizam entrega de cestas básicas e outras ações de socorro aos moradores de cidades alagadas na Bahia

Bombeiros paraibanos atuam na ajuda às vítimas da chuva

publicado: 30/12/2021 08h50, última modificação: 30/12/2021 08h50
Bombeiros PB na Bahia Foto CBMPB.jpg

por Sara Gomes*

A equipe do Corpo de Bombeiros Militares da Paraíba (CBMPB) permanece ajudando o Governo da Bahia nas ações de apoio às famílias atingidas pelas fortes chuvas no Sul da Bahia. Na segunda-feira (27), os bombeiros militares ajudaram na travessia dos carros em uma ponte no trecho da BR-262, fazendo a vistoria técnica sobre as condições de segurança para passagem de veículos. Foram entregues cestas básicas e donativos na Vila Cachoeira, em Ilhéus, beneficiando 270 pessoas desabrigadas em decorrência dos alagamentos.

Os desabrigados foram relocados para duas escolas públicas, através das viaturas do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. No dia seguinte (28), os bombeiros militares ajudaram a remover famílias de áreas alagadas no município Dário Meira, com o apoio de um helicóptero da Marinha do Brasil.

O coronel Jean Benício, comentou as ações realizadas pela equipe da Paraíba nesses dois dias. “Estamos desde terça-feira na cidade Dário Meira, recepcionando cestas básicas e medicamentos trazidos pela força aérea brasileira, para que possamos distribuir à Secretaria de Saúde e aos órgãos de estado. Estamos com equipes visitando os bairros que foram alagados, levando alento e procurando saber dos moradores qual a real necessidade, levando atendimento das Unidades Básicas de Família ( UBS) para que possamos contribuir com o equilíbrio e a paz social”, declarou.

Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba em parceria com a Polícia Militar da Bahia está realizando rondas pelo município e monitorando o nível dos rios, com o intuito de restabelecer os serviços essenciais.

Foram enviados à Bahia uma equipe com 21 bombeiros militares da Paraíba que foram inicialmente alojados no 5° Grupamento de Bombeiros Militar, localizado na cidade de Ilhéus, na noite de domingo (26). Os bombeiros se deslocaram em quatro viaturas operacionais e levaram três embarcações, além de equipamentos diversos de resgate.

Militares paraibanos participam de ações como distribuição de gêneros alimentícios, água e resgate de pessoas em municípios da Bahia; o deslocamento para áreas mais isoladas é feito com o apoio de um helicóptero da Marinha do Brasil

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 30 de dezembro de 2021