Preparativos

publicado: 05/05/2023 14h26, última modificação: 05/05/2023 14h26
Evento deve reunir em torno de 140 mil pessoas, de 2 a 4 de junho
Bode Rei 1.JPG

Festividade que tem o bode como estrela reunirá cerca de 80 horas de shows - Foto: Teresa Duarte.

por Ítalo Arruda*

Daqui a pouco menos de um mês, o município de Cabaceiras será palco da 24ª edição da Festa do Bode Rei. O evento, que já faz parte do calendário cultural paraibano e é considerado um dos maiores festivais de caprinos e ovinos do Brasil, será realizado de 2 a 4 de junho. Este ano, a personalidade homenageada será o jogador de futebol Pelé, com o slogan temático “De Rei para Rei”.

Ao todo, serão mais de 80 horas de shows, realizados na arena do Arraial Popular – espaço com três palcos, destinados às apresentações artísticas e culturais. Entre as atrações confirmadas para o palco principal destacam-se a cantora Samya Maia, os cantores Junior Vianna e Filipe Santos, e a banda Brasas do Forró.

A programação conta, ainda, com o tradicional concurso do Bode Rei – cujo animal vencedor é premiado com a coroação –, com várias competições entre animais, gincanas, além de exposições relacionadas à ovinocaprinocultura (criação de ovinos e caprinos para a produção de carne, leite, couro e lã), e o concurso de beleza que elegerá a “Garota Bode Rei 2023”.

Ao longo dos três dias do evento mais importante para a “Roliúde Nordestina", os visitantes e turistas poderão usufruir de vários serviços como feiras de artesanato e gastronomia, cujos produtos derivam do couro ou da carne de bode; desfrutrar dos roteiros turísticos, organizados com o apoio do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Cabaceiras, que prevê um cronograma de visitação guiada aos principais pontos da cidade.

De acordo com o prefeito, Tiago Castro, além de enaltecer e valorizar a cultura local, a Festa do Bode Rei representa um movimento positivo para a economia do município e, consequentemente, do Cariri paraibano, tendo em vista que a cadeia produtiva da ovinocaprinocultura é a principal atividade econômica da região.

“Este ano, a expectativa é que mais de R$ 2 milhões sejam movimentados durante a festividade. Temos também uma grande movimentação na rede de hotéis e pousadas (que ficam com a lotação máxima devido ao fluxo turístico) e isso tem impacto direto na geração de emprego e renda para muitas pessoas”, destacou Tiago.

O prefeito também ressaltou que o evento é de grande representatividade para a Paraíba como um todo, porque marca a abertura das festividades juninas no estado e movimenta turistas de todos os lugares do Brasil, especialmente do Nordeste. A expectativa, segundo Tiago Castro, é atrair um público flutuante superior a 140 mil pessoas.

“Pensamos uma programação eclética, que agrade todos os gostos, e ampliamos algumas atrações, como as gincanas e o Arraial Popular. Também vamos continuar com a programação de visitas guiadas ao Lajedo de Pai Mateus, Saca de Lã, Distrito de Ribeira (onde se concentra a produção de artesanato em couro, um dos maiores polos do Brasil), Centro Histórico, entre outros destinos”.

Programação:

Barbosinha Batida Massa
Samya Maia

Saiba Mais
Para acompanhar as novidades sobre a 24ª edição da Festa do Bode Rei, acesse o perfil
oficial do evento no Instagram: @festadoboderei_

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 5 de maio de 2023.