A cachaça paraibana vai estar presente no 1º Encontro Nacional dos Colecionadores de Cachaça e Apreciadores, que será realizado, de amanhã até domingo, na cidade de Vassouras (RJ). O evento ocorre junto com a 4ª Feira de Cachaça de Vassouras e vai contar com cerca de 60 marcas de oito estados brasileiros. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) apoia a participação dos representantes dos 14 rótulos de cachaça paraibana com a divulgação do evento junto aos meios de comunicação, cessão de imagens para banners e estande que serão utilizados durante o Encontro.
A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explicou que o evento vai contar com as participações de entidades como a Associação dos Produtores de Cachaça de Areia (APCA-PB) e de fabricantes de outras cidades paraibanas. Ruth Avelino garante que a cachaça paraibana está inserida no turismo regional, pois já existe uma Rota dos Engenhos que congrega várias cidades do Brejo paraibano.
“Essa Rota dos Engenhos vem se consolidando, nos últimos anos. Atualmente, ela ganhou destaque e impulso com o surgimento de novos rótulos de cachaça e com o fortalecimento da Associação dos Produtores de Cachaça de Areia. Inclusive, a cidade de Areia é reconhecida como nossa ‘Capital da Cachaça’. Ao falarmos de turismo no Brejo, temos que falar da cachaça, dos engenhos de cana-de-açúcar que existem há séculos naquela região e de toda a gastronomia que é agregada quando se consome a cachaça”, frisou a executiva paraibana.
Palestra
De acordo com a programação do 1º Encontro Nacional dos Colecionadores de Cachaça e Apreciadores, no sábado, a arquiteta paraibana Fernanda Melo, integrante da Confraria da Lapada, é uma das palestrantes do Encontro. Ela vai falar sobre a importância da cachaça e o turismo. Os dois eventos serão realizados nas dependências do Bliss Hotel.