Considerado um dos blocos mais populares do calendário festivo de João Pessoa, o Cafuçu, que já começou oficialmente os preparativos para o Carnaval de 2026, anunciou que o desfile deste ano será marcado por uma homenagem especial aos 40 anos do Muriçocas do Miramar, reconhecido como o mais tradicional da capital.
De acordo com os gestores do Cafuçu, o tributo é uma forma de reconhecer a contribuição do Muriçocas para a consolidação e o fortalecimento dos festejos carnavalescos em João Pessoa. Para os organizadores, a homenagem também dialoga diretamente com a proposta do Cafuçu de celebrar a resistência dos blocos que transformaram as ruas da cidade em um espaço de expressão cultural e política.
O desfile do bloco está previsto para o dia 13 de fevereiro, na sexta-feira que antecede o Carnaval do Brasil, das 20h à 1h do dia seguinte, ocupando pontos estratégicos do Centro Histórico da capital, além de contar com polos na Praça Dom Adauto, na Praça Rio Branco e na Avenida General Osório.
Entre as atrações confirmadas do Cafuçu para este ano, estão os grupos Caburé, Quem Roubou Minha Cueca, Orquestra Sanhauá e Boleros, Boletos e Litrões. O bloco reunirá, ainda, uma programação extensa de orquestras de arraso — como a Jampa Frevo, Máscara Negra, Mestre Quimba, Paraíso Tropical e Invasores —, grupos de cultura popular — Maracatu Quilombo Nagô, Ala Ursa Sem Lenço e Sem Documento e Maracastelo — e DJs — Lane Front, Claudinha Summer e Maraffo.
O Cafuçu é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e fomentado por órgãos variados, incluindo patrocínio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e apoio cultural do Governo do Estado.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de janeiro de 2026.