Poderia ser você

Campanha alerta sobre acidentes

publicado: 22/05/2024 08h42, última modificação: 22/05/2024 08h42
Ação expôs veículos envolvidos em ocorrências nas estradas para advertir a população sobre o respeito à legislação
Ação Acidentes Trânsito_F. Evandro (2).JPG

Somente nos quatro primeiros meses deste ano, 260 pessoas foram mortas em decorrência dos acidentes nas vias públicas | Foto: Evandro Pereira

por Samantha Pimentel*

“Poderia ser você”. Essa é a frase que ocupou ruas e avenidas da cidade na manhã de ontem, exibindo veículos destruídos em acidentes e chamando a atenção de quem circulava pela capital paraibana. A ação tem o objetivo de alertar os motoristas para os riscos de acidentes de trânsito e foi realizada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em parceria com o Batalhão de Trânsito da Policia Militar do Estado da Paraíba (BPTran), o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) e a Guarda Municipal, integrando as atividades alusivas ao Maio Amarelo, mês dedicado a ações de conscientização em prol da segurança no trânsito.

Somente nos quatro primeiros meses deste ano, 260 pessoas foram mortas por acidentes de trânsito no estado, e outras milhares de vítimas ficaram com sequelas nesse mesmo período. Por isso, a ação buscou chamar a atenção para o problema, alertando a população para a necessidade de se respeitar a legislação. Os carros e motos danificados, por colisões, foram expostos, como simulação de acidentes, em quatro pontos diferentes do município de João Pessoa: Avenida Tancredo Neves, no bairro dos Ipês; Avenida Cruz das Armas, no bairro de mesmo nome; Avenida Epitácio Pessoa, Tambiá; e no último girador da Via Expressa Padre Zé, na Cidade Universitária.

Saiba Mais
Ainda como parte das ações do Maio Amarelo, a CMJP realizou, ontem, uma sessão especial para debater os índices alarmantes de vítimas de colisões no trânsito em João Pessoa. O objetivo foi conscientizar a população da importância de respeitar as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), prevenir acidentes e, principalmente, preservar vidas.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Dinho Dowsley, falou sobre a importância da campanha. “Hoje, a gente traz aqui essa simulação de acidente, chamando a atenção da população, justamente para alertar sobre os números alarmantes. Foram quase 800 mortes só no ano passado e nesse ano mais de 260 vítimas fatais. São números de uma guerra civil e precisamos dar um basta nisso, a população precisa se conscientizar, a paz no trânsito precisa reinar”, destacou.

Já o responsável pela Semob, Expedito Leite, falou que a conscientização das pessoas é essencial para prevenir acidentes e reduzir o número de vítimas de acidentes de trânsito. “É uma ação muito importante, capitaneada pela Câmara Municipal, com o apoio de todos os órgãos que tratam da segurança viária. A Semob, como parceira e apoiadora do movimento, está presente em todas as ações para que a gente possa levar essa mensagem de consciência, de um trânsito de paz, com tolerância, e muito mais humanizado”, afirmou.

O superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, destacou a importância dessa união de vários órgãos em prol de um trânsito mais seguro. “É de fundamental importância essa junção de órgãos e instituições nos esforços para conscientizar a nossa população. É muito importante estarmos nessa simulação de sinistro com vítima para impactar cada motorista que passa, e também promover um exame de consciência sobre as atitudes erradas que, eventualmente, podem resultar em tragédias, assim como o banner da ação avisa: “Poderia ser você”.

Atitudes

Durante a atividade, também foram destacadas a importância de pequenas atitudes que podem evitar mortes e sequelas graves em caso de acidentes, como o uso de capacete para os motociclistas e de cinto de segurança no caso dos ocupantes de um carro, além do respeito às leis, placas e sinalizações de trânsito, como relata o Comandante do BPTran da Polícia Militar da Paraíba, Tenente Coronel Lucas. “As fiscalizações acontecem para todo tipo de veículos, mas, de fato, temos a percepção de que as motocicletas precisam de uma atenção maior. Existem muitos conduzindo esses veículos sem serem habilitados, sem usarem capacete e sem os devidos cuidados. Muitos são flagrados enviando mensagens no celular enquanto guiam as motos. Realmente, preocupa bastante”, afirmou.

O comandante ainda destaca que mais de 70% das vítimas de acidentes de trânsito são motociclistas e que é preciso avançar na conscientização desses motoristas. A tenente do Corpo de Bombeiros, Isabel Reis, falou da relevância dessas ações educativas para reduzir o número de acidentes: “Essa ação de prevenção vem fortalecer a segurança, porque constantemente temos vítimas graves. São famílias que perdem pessoas em decorrência de acidentes. Estamos participando desta integração fundamental para que possamos diminuir as estatísticas desse tipo de ocorrência”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de maio de 2024.