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NA PARAÍBA

Detran é o primeiro órgão a receber a Carta de Serviços Digital

publicado: 21/05/2024 09h53, última modificação: 21/05/2024 09h53
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Documento foi elaborado por integrantes do Detran-PB e da RedePB Digital, dando o pontapé para a modernização dos serviços | Foto: Thacyo Freire/Detran-PB

A Direção do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) recebeu, ontem, a Carta de Serviços revisada e atualizada pela Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital, da Secretaria de Estado da Administração (Sead). O documento foi elaborado em parceria com a equipe do Detran-PB e integrantes da RedePB Digital, que deu os primeiros passos em direção à modernização dos serviços oferecidos pelo órgão.

Versão atualizada da Carta apresenta 62 serviços digitais e está disponível no site do Detran-PB

A Carta de Serviços é um guia completo feito para todos os cidadãos, que mostra quais serviços estão disponíveis, como acessá-los e quais os direitos e responsabilidades dos usuários. É uma ferramenta que facilita o uso de diversos serviços do órgão, a exemplo de habilitação e veículos, propiciando mais clareza e eficiência.

Na ocasião da entrega, o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, destacou que “o Detran é um órgão muito complexo, com uma grande diversidade de serviços. Então, o documento democratiza o acesso a esses serviços, tornando a vida do cidadão mais fácil”.

Já o secretário estadual da Administração, Tibério Limeira, parabenizou as equipes, exaltando que começar essa atualização pelo Detran é muito simbólico, por ser um dos órgãos mais demandados do Estado.

Essa versão atualizada da Carta apresenta 62 serviços digitais e está disponível no site do Detran (detran.pb.gov.b), demonstrando o compromisso do órgão com transparência e acessibilidade.

Para a diretora de Operações, Roberta Neiva, essa carta representa a vitória de um time que funciona. “É um guia fantástico, que representa a redenção, libertação e respeito extraordinário aos usuários do órgão”.

O diretor Administrativo do Detran, Celso Fernandes, também enfatizou a importância do documento para os usuários do órgão. “A Carta materializa o acesso aos serviços de forma ordenada. Acredito que haverá um reflexo na diminuição das demandas do órgão”.

A diretora-executiva de Estratégia e Transformação Digital, Christhiny Sanson, endossou que o trabalho foi feito em conjunto com a diretoria do Detran, que deu total apoio, criando um guia voltado para o cidadão, com orientações e muita transparência. “É uma importante ferramenta de transformação digital”.

A entrega oficial da Carta de Serviço não apenas marca a conclusão das etapas iniciais, mas também o início de um compromisso contínuo com a atualização e aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Detan-PB.

“O principal objetivo é garantir que todos possam usar esses serviços de forma fácil, sem complicações, o que torna nossa vida mais simples quando precisamos lidar com assuntos de trânsito, habilitação e veículos”, ressaltou Christhiny Sanson.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 21 de maio de 2024.